quarta-feira, outubro 12, 2005

A mesa

Pior que eliminar o analfabetismo da população portuguesa, vai ser combater a falta de cultura que grassa cada vez mais no meio da sociedade. Este domingo fui presenteada com uns belos exemplares. Estando eu como secretária numa mesa de voto, presenciei cenas que só não dão vontade de rir, porque aquelas pessoas contribuem tanto como todos os outros para a eleição dos orgãos políticos. Posso dizer sem exageros que:
- 25% das pessoas (de todas as idades e feitios) não percebiam porque raio tinham que pôr a cruz em 3 boletins.
- 90% das pessoas (incluindo outras pessoas que se encontravam na mesa comigo) não percebiam porque raio os partidos não estavam sempre pela mesma ordem nos 3 boletins. Será que as pessoas são assim tão limitadas que nem sequer são capazes de escolher o partido(s) que querem escolher independentemente da forma, nome ou designação com que apareçam.

Que os políticos são a maior parte das vezes uns fala baratos e que a diferença entre votar Y ou X é nenhuma, já todos sabemos. Mas não será uma eleição um acto sufientemente importante para que as pessoas tenham a mínima consciência do que estão a fazer?