sábado, novembro 19, 2005

iNOv

Um belo dia eu concorri ao programa de estágios internacionais Inov-Contacto, despreocupadamente sem sequer achar que algum dia iria ser chamada. Eis senão quando recebo um telefonema a convocar-me para uns testes, e depois mais outros e depois ainda outros… até que finalmente lá sou eu convocada para o programa. A hesitação em aceitar o convite é enorme, assinar o contrato implica assinar uma folha em branco, um estágio sem país, sem empresa… algo completamente incógnito. Para desistir começa a ter que se pagar… e não é pouco! Descontraidamente lá assumo os custos. Tudo isto enquanto espero pelos resultados de uma bolsa de doutoramento.

Dia 6 de Novembro inicia-se um curso de gestão internacional em regime de internato num hotel em lisboa, eu e mais 149 seleccionados e 10 suplentes! Primeiras impressões, que grande confusão e eu que não conheço ninguém. No elevador lá acabo por encontrar um amigo de uma amiga, bem menos mal! As hostilidades começam oficialmente no dia seguinte, aulas todo o dia, presença obrigatória em almoços e jantares… sugestão da organização: fazer dança das cadeiras e sentar-se com pessoas diferentes de forma a exponenciar contactos, a conhecer pessoas! Vai-se indo! Pessoas e mais pessoas, expectativas elevadíssimas. Começo a ter consciência de onde estou, apenas concorreram 2720 pessoas… uns meros 5% restam! Para melhorar a maior parte das pessoas abandonou empregos em diversas áreas e muitos não estavam insatisfeitos. Conheciam o programa de à muitos anos, e eu aqui assim quase que por acaso! Começei-me a sentir privelegiada, com uma responsabilidade elevada por estar a pensar em desistir do programa porque tantos tinham desistido. Portatil, webcam, livros e códigos de conduta… não se pode assediar :p

Os dias foram-se passando, as conversas, os nomes, credo tanto nome, tanta terra, tanto curso, tanta conversa… perdida, esquecida, repetida! As noites ora mais calmas, ora com saídas. Pessoal que já se conhecia de anteriormente misturado com pessoas que nunca se tinham visto, mas com objectivos similares!

As conferencias “UMMMMMM NOOOOOOJJJJJJJJJJJJJJJJJJOOOOOOOO” algumas muito interessantes e engraçadas, outras mais seca. Aprendizagem ao máximo! Lindo lindo lindo! Globalização, cultura, o que é ser português. E não, não escapamos a sina, temos é que a sabar contornar. Os dias a ficarem maiores, ou as noites mais pequenas?! A comida a começar a ficar sempre igual e intagrável. Mais gajos que gajas, alguns jeitosos outros mais cromos! E então para que país queres ir, ou não! Stresses a instalarem-se até ao último dia. O dia da decisão final! Choros, risos e grande satisfação porque oficialmente os suplentes deixam de o ser… e também irão ter direito ao seu estágio! O grupo portou-se bem, mereceu! Eu aparentemente continuo perseguida pelo azar, ou pelo inverso da fortuna (algo muito diferente da sorte)! País: Dinamarca, algures para uma cidade perto de Copenhaga! Empresa: a bosta de uma empresa de bioquímica, eu que nem tive formação nessa área e sempre detestei. O desalento, a cara triste, quando toda a gente pedia um sorriso! A Dinamarca não é má, sim eu sei que não é,mas a dúvida voltou a instalar-se! O resultado da bolsa de doutoramento continua por sair, e depois… logo se verá! Entretanto esperar até segunda, para conseguir falar com o gestor do meu estágio! Será que é possível enganarem-se tanto!?!?

Quanto ao programa realmente parece tão bom como dizem! Prometo que para o ano faço divulgação atempada dos concursos!

1 Comments:

Blogger nuno said...

minha linda,
bem escrevido.

beijoca fofa e mete-me no teu messenger, se fizeres o favor, que isto de andares sem telemóvel não dá jeito nenhum!

nuno

domingo, novembro 20, 2005 11:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home