quarta-feira, julho 19, 2006

Noite de Aveiro

Os bares de Aveiro vão passar a estar abertos até mais tarde. Das 2h actuais passarão a fechar às 3h durante a semana e às 4h no fim de semana.

Quanto a mim a questão do barulho está bem explicita neste protesto de uma moradora: "É claro que não concordo, já não basta que às duas da manhã eles fechem e depois venham todos para a rua fazer barulho, quanto mais com mais tempo abertos".

É exactamente isto. As pessoas fazem barulho quando sairem dos bares para a rua. E, caso não tenham mais nenhum local para ir, deambulam pelas ruas e aí o barulho mantém-se. Em condições normais durante o horário de abertura dos bares as pessoas concentram-se no seu interior.

Para minimizar o barulho o horário de fecho deve coincidir com a "hora da caminha". No caso do Rossio, dado estar integrado numa zona residencial, devem haver recintos nocturnos com horário de abertura/fecho posterior noutras zonas da cidade com menos densidade populacional para onde as gentes possam ir. Assim o barulho ficaria limitado ao momento da romaria do Rossio para esse outro local. É uma questão de planeamento urbano.