quinta-feira, agosto 31, 2006

Direito ao corpo

Deverá o Estado ter mais direito sobre o corpo do cidadão do que o cidadão sobre o seu próprio corpo?

Quanto a mim, claramente que não. Compete ao indivíduo decidir, em conciência, o que fazer do seu corpo. Esta opinião é extensível quer à prostituição, quer à eutanásia.

Se esta minha perspectiva é de esquerda ou direita é uma questão que não me cabe a mim decidir, não sou o dono da esquerda. Se considero a minha óptica de esquerda, na esquerda há muitas pessoas para quem a exploração económica do corpo é inadmissível.

Curioso que, a avaliar pela discussão, quando se fala de strip, todos começam por falar de exploração sexual da mulher! Contudo o strip é algo tanto feminino como masculino.

Continuando a falar do corpo, mas noutros termos, o strip será uma exploração em maior grau que os videoclips da MTV, em que 90% é só nádegas de mulheres afro-americanas a abanar? E que dizer das séries como Morangos com Açucar, que mais parece de sacarina dada a ausência de obesidade e dentes podres. Nas séries televisivas até os personagens "feios" são actores "lindos" caracterizados para a fealdade [atendendo ao actual conceito beleza, que é algo em constante mutação: vide o anúncio do Marco Paulo para a Ice Tea].

Aqui entra outra discussão. Em termos de relação com o nosso próprio corpo, que terá mais efeitos negativos na sociedade: os rabinhos da MTV, os bonitos morangos ou o strip?

3 Comments:

Anonymous AVC said...

O estudo das proporções do corpo humano de Da Vinci é um desenho magnífico. Conheço Veneza mas não tive oportunidade de visitar a Galeria da Academia. Visitei sim a Galeria dos Ofícios em Florença, cidade que respira Renascimento.

Cumprimentos

sábado, setembro 09, 2006 10:52:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

Da Vinci era um ser extraordinário. Agora a sociedade caminha exactamente para o oposto, para o autismo da especialização!

segunda-feira, setembro 11, 2006 10:03:00 da tarde  
Blogger 文章 said...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島必買 婚禮顧問 婚禮顧問 花蓮民宿 花蓮民宿

sexta-feira, julho 24, 2015 8:18:00 da manhã  

Enviar um comentário

backlinks:

Criar uma hiperligação

<< Home