segunda-feira, agosto 21, 2006

A Floresta na Polónia

Depois de falar de incêndios no texto abaixo, deixo aqui fica uma breve descrição da gestão da floresta na Polónia. O texto terá todas as insuficiências e ligeiras incorrecções de quem nunca viveu o sistema por dentro e apenas o conhece superficialmente. Ainda assim julgo interessante partilhar esta visão.

Na Polónia, no final do regime comunista e na transição para a economia de mercado, muitas privatizações foram efectuadas. Estava também prevista a privatização da imensa floresta. Contudo ocorreu uma forte contestação popular e o Governo teve que recuar nas suas intenções.

A floresta continuou a ser propriedade de todos e foi dividida em porções administrativas. Cada porção ficou à responsabilidade de um clube de caçadores. O clube de caçadores ficou com a missão de zelar pela floresta, quer dos seus recursos vegetais, quer animais. Para tal têm que realizar estudos periódicos e acções de protecção e gestão da floresta. Tudo isto é financiado com o dinheiro dos muitos caçadores (sobretudo alemães) que se deslocam e pagam para caçar naquelas florestas. Naquenas zonas a caça grossa (javalis e veados) é bastante abundante, o que leva a um grande afluxo de "clientes". É portanto do interesse do clube de caçadores manter a floresta viva e sustentável de forma a continuar a recolher dividendos da sua actividade.

O contraste comPortugal reside sobretudo no facto de que, por cá, a floresta bem gerida não gera tantos dividendos. Em Portugal os incêndios alimentam-se de muitas fogueiras…