terça-feira, agosto 22, 2006

A vida sem chocolate

Imigrantes podem invadir Algarve. É o título de uma notícia alarmista. Após a ruptura da capacidade das Canárias para deter mais emigrantes ilegais, já António Costa anda preocupado com o problema.

Todos os dias se lançam ao mar centenas de pessoas que, em desespero, tentam alcançar a terra prometida: a Europa. No seu percurso são alvo de autêntico tráfico humano, que em muitos momentos resulta em tráfico de carcaças, tantas são as mortes.

Acharei bem? Tranquem-nos em África, de onde fogem da pobreza, da fome e da doença. Sabem que ficar onde o sistema económico os condena à morte é uma loucura! Tudo arriscam na viagem.

Mas vamos mais longe! Nada de africanices na Europa! Proíbam a importação de cacao, café, petróleo, carvão, diamantes, aço, madeira e até a fruta e legumes. Recusamos tazer por preços irrisórios os recursos naturais de África para nosso conforto. A Europa e o Ocidente que sobrevivam com os recursos que detém no seu território (já estou a ver o caldo verde da relva cortada a surgir...).

Em África o chocolate é amargo. E os Europeus estão dispostos à sua doce vida sem o chocolate?

Eis um assunto sobre o qual quero voltar a escrever, quando o tempo sobrar.