quarta-feira, setembro 27, 2006

Censura ou estratégia de mercado?

A capa da Newsweek na edição da Europa, da Ásia e da América Latina é "Perdendo o Afeganistão", a edição dos Estados Unidos da mesma revista tem como capa "A minha vida em imagens" referindo-se a uma fotógrafa de famosos. [via esquerda]

Interrogo-me se não será isto censura directa! Não tem os media o dever de informar? Mesmo numa lógica de mercado, em que os media direcionam a sua actividade para o lucro, não será de estranhar as capas diferentes!? Se consideram que o resto do mundo está interessado em ser informado sobre o que se passa acerca dos desmandos norte-americanos no Afeganistão, não estarão os próprios americanos interessados!?

Todos os meios de comunicação tem uma linha editorial! Será que no caso da Newsweek essa linha difere para os states e para o resto do globo? Será isto legítimo?

Por último, mesmo que se tratasse de uma estratégia de mercado - o que duvido - seria legítima!?

2 Comments:

Blogger Nuno Guronsan said...

Quer-me parecer que as estratégias de mercado dos medias já deixaram a legitimidade para trás há muito tempo... Basta conferir com as supostas reinvenções dos semanários portugueses, se bem que neste caso que mencionas a falta de responsabilidade social seja de bradar aos céus...

quarta-feira, setembro 27, 2006 10:55:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

E esta semana ainda tivemos a entrevista de Bill Clinton na Fox.

Aí Bill Clintos protestou veementemente com a parcialidade da entrevista. Chegou a perguntar se aquelas perguntas tinham sido colocadas à Administração Bush.

A jornalista ficou sem qualquer argumento.

quinta-feira, setembro 28, 2006 1:54:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home