domingo, dezembro 31, 2006

O Filme do Ano

Andava angustiado porque dava por mim a tentar recordar o melhor filme que vira este ano - como lera em muitos blogs.

Ora, precisamente no último dia do ano acabei por ver o melhor filme do ano! Para o ver tive que ir aquela que aparentemente é a capital do meu distrito: o Porto. Aveiro apesar de ter dois cinemas (multiplex), estes teimam em repetir os seus filmes! Já aqui escrevi sobre esta ditadura cultural.

A resposta que obtenho é sempre que a economia de mercado funciona e só não é exibido em Aveiro o que não é rentável. O Volver na sua primeira semana, e apesar da parca distribuição, foi o 4º filme mais visto em Portugal! Babel, de Alejandro González Iñarritu [Amor Cão, 21 Gramas], tem como actor Brad Pitt, logo não é propriamente um filme de Godard.

Apesar das cinco tentativasacabei por não conseguir ver o Volver no Porto [1, 2], para o Babel a coisa não foi mais brilhante! Desta vez já levava a companhia de Aveiro, o que reduziria em absoluto o risco de perder o filme. Mas eis que chegado ao cinema (centro comercial que não há outros) com 30 min de avanço já estavam quatro filmes esgotados! Portanto, e para não jantar num centro comercial a gigantesca tarefa seguinte foi tentar encontrar um restaurante aberto aquelas horas, para finalmente ver o filme na sessão das 0h30 - logo no último dia do ano.

Quanto à crítica do filme, não me apetece fazê-la, pelo menos por agora!