terça-feira, dezembro 05, 2006

O mito do suicídio sueco

Do lançamento do movimento "Não Obrigado":
"(...) segundo "estatísticas europeias", a "liberalização do aborto" em vários países da Europa resultou num "aumento do número de abortos"(...)"

Do mesmo modo ainda subsiste o mito de que a Suécia é o país com maior número de suicídios! As sociais-democracias nórdicas, em plena guerra-fria, representavam um perigo para a ordem mundial que os Estados Unidos tentavam impor. Portanto, primeiro Eisenhower e acima de tudo, mais tarde, Ronald Reagan dissiminaram esse mito de forma a descredibilizar a sua organização social.

Contudo, de facto, a criação do mito teve base em números reais. Estatisticamente a Suécia era dos poucos países onde se registava a morte por suicídio. Por toda a Europa, Portugal incluído, o suicídio era algo proibido. Esta concepção religiosa do Estado levava a que os suicídios nunca fossem registados, taxas de zero por todo o lado. Assim de facto a Suécia era o país com maior número de suicídios, aliás dos poucos a ter suicídios!

Adenda: tabela com as taxa de suicídio por país (agora que já todos registam)

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Verdade!!
Há e vi a tua nova foto...hilariante!!!Nao preciso de assinar...a tua alma de detective trata disso por mim..loll

quarta-feira, dezembro 06, 2006 12:20:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

Olá!

Olha que não foi tão fácil quanto isso descobrir um comentário anónimo teu. Não continha a palavra "asno", confundiu-me :p

A foto é suposto ser um desenho! Como ainda não domino o photoshop deu naquilo. Como está escondida lá permanece! A ver se arranjo algo melhor!

quarta-feira, dezembro 06, 2006 3:06:00 da tarde  
Blogger AA said...

bem visto...

domingo, dezembro 10, 2006 6:42:00 da tarde  
Blogger AA said...

hum só mais uma nota. repare-se que os opositores do "modelo sueco" não costumam desmontá-lo por motivos utilitários...

domingo, dezembro 10, 2006 6:43:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

António Amaral,

De acordo com a minha visão, a desconstrução do "modelo sueco" é sempre feita com o intuito de destruir as bases de uma economia com grande apoio social aos cidadãos.

Se bem que temos um Primeiro-Ministro que anseia ser finlandês e vá destruindo essas bases.

Mas confesso que fiquei confundido. O AA defende uma sociedade liberal, o que também não vai muito ao encontro da social-democracia nórdica.

domingo, dezembro 10, 2006 7:08:00 da tarde  
Blogger 文章 said...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島必買 婚禮顧問 婚禮顧問 花蓮民宿 花蓮民宿

sexta-feira, julho 24, 2015 8:17:00 da manhã  

Enviar um comentário

backlinks:

Criar uma hiperligação

<< Home