segunda-feira, janeiro 29, 2007

78, o número redondo

Na edição de hoje do Diário de Aveiro podemos ler a notícia Ovar: Faltam 78 dias para Sportsfórum abrir ao público. 800 postos de trabalho, investimento de 140 milhões de euros, quem é que se pode opor ao empreendimento? Como castigo só pode merecer o castigo imposto pelo Vereador: assistir aos jogos da Ovarense Aerosoles.

O que não é dito na notícia! O empreendimento está a ser construído numa área que fazia parte da Reserva Ecológica Nacional (REN). De referir que o terreno é pinhal situado na duna terciária. Esta duna terceária alimenta a secundária, que por sua vez alimenta a duna primária do Furadouro (o local de todo o país onde a erosão costeira mais se faz sentir: 9 metros de recuo em 2004). O projecto foi considerado de interesse nacional (PIN) e assim os terrenos foram desafectados da REN. A proprietária dos terrenos era a Câmara Municipal de Ovar (CMO) que os entregou de borla à Ovarense (ADO) para a construção da nave de basket. Através do protocolo tripartidos (CMO, ADO e Amorim), a Ovarense no mesmo dia entregou os terrenos à Amorim para que estes construíssem a nave de basket e em compensação à sua volta um enorme centro comercial. Este empreendimento da Amorim teve ainda isenções fiscais concedidas pela CMO em nome do interesse público.

Já agora, curiosamente hoje 2 deputados do Bloco deram uma conferência de imprensa nas imediações do Sportsforum sobre o assunto. Mal sabiam eles - e eu também - que iríamos lá estar na efemeridade dos 78 dias!

Não entrei ainda em considerações políticas e de direito do solo, mas devo referir que a poucos metros do Sportsforum fica a Yasaki Saltano, uma empresa que se fixou em Ovar comprando terrenos da autarquia a 1 cêntimo por metro quadrado com promessas de emprego e tal. Dos 3.200 trabalhadores restam 500 e por pouco tempo, e adivinhem de quem são os hectares de terreno! Da Yasaki pois claro!

Digam-me de vossa justiça: mereço o castigo de ir ver os jogos da Ovarense Aerosoles?