sábado, agosto 18, 2007

Os blogues, a imprensa e Sócrates


Interessante observar os caminhos da investigação de Vasco Carvalho no Zero de Conduta, realizada a partir da ferramenta Wikiscanner [o que é o wikiscanner?].

O blogger investigou e encontrou alterações à página de José Sócrates na Wikipédia (versão inglesa) feitas a partir de computadores do Governo Português na altura do escândalo da sua licenciatura na Independente. [ver o link para conhecer as alterações em questão]

A informação saltou para a imprensa. Bastante curiosa a forma como esta tratou a origem da informação. Quando a fonte é outro órgão de comunicação é sempre citado. A origem foi a investigação de um blogger, contudo alguns órgãos sonegam a fonte, outros referem o nome do blogue, e outros escrevem o url com erros. Uma análise abrangente está no Marketing de Busca, bem condimentada com informação sobre formas de linkar que desconhecia! Reina a subalternização do(s) blog(ues).

Alguma imprensa fez questão de identificar o blog como sendo onde escreve um assessor de imprensa do Bloco de Esquerda. Não o identificam e não referem que não foi foi ele a fonte e o autor da investigação, não compreendo portanto a relevância da referência! Estranha forma de de falar sobre blogues colectivos.

Entretanto os spin doctors vieram à luz do dia e a informação foi alterada. Os media passaram a nem sequer referir os factos iniciais e a reproduzir apenas a versão do Governo. O Gabinete do Primeiro-Ministro garante-nos que apenas interviu para repor a verdade e apagar calúnias. Felizmente temos o Governo para ser o guardião da Verdade Absoluta. Claro está que os media se esqueceram de referir que os factos iniciais eram verdadeiros, como Pedro Sales no mesmo blogue enumera e fundamenta.

Não me quero debruçar sobre o valor da informação na Wikipédia já que não é o centro da questão. Tem os seus erros, a sua subjectividade, mas também a História a tem. Em todos os casos é necessário ter presente o valor e crédito da informação disponibilizada. Neste caso periférico da licenciatura na Independente como noutros, Sócrates e o seu staff continuam empenhados em ser donos da Verdade absoluta e iluminada.

Entretanto, alguém se lembrou de ir ver as alterações que a imprensa portuguesa tem feito na wikipedia (lá fora a Fox News e a BBC são recordistas na coisa, para além de instituições como o Vaticano e a CIA). Ora, de acordo com o ContraFactos e Argumentos alguém a partir dos computadores do jornal Público alterou a página do jornal na Wikipédia (versão inglesa) de "daily" para "quality daily". Também a partir dos computadores deste jornal de qualidade foi acrescentada a frase "Also he is VERY gay" à página de Paulo Portas [vá, sejamos justos... pelo que vejo da listagem feita por esse blogger, o mesmo computador uma hora antes tinha retirado essa mesma referência, apenas a voltou a acrescentar. Ficamos sem saber quem foi o vândalo da Wiki que colocou a frase em primeiro]!

Etiquetas: , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

backlinks:

Criar uma hiperligação

<< Home