quarta-feira, novembro 07, 2007

Porque é Outubro em Novembro

O esquerda.net apresenta um extenso dossier sobre a Revolução de Outubro, com vários textos texto: «A Rússia Czarista e o ensaio geral de 1905» de Adriana Lopera; «O processo revolucionário, de Fevereiro a Outubro de 1917» de João Aguiar publicado no Vinhas da Ira, «Como funcionavam os sovietes?» de John Reed; «Mulheres militantes na Revolução de Outubro» de Alexandra Kollontai; «A surpresa anunciada: a revolução de Outubro nos jornais portugueses», excerto de um estudo de Paulo Guinote; «As questões de Outubro» de Daniel Bensaid; «Outubro 1917: na grande convulsão de 1914 a 1922» de Charles-André Udry; «A Grande Revolução» de Manuel Gusmão, dirigente do PCP; a cronologia «A revolução russa passo a passo»; e finalmente os «Vídeos da revolução». A ir lendo, se forem ao dossier está tudo organizado.

Na edição de hoje do Público é colocada a questão«O que é ser comunista nos dias de hoje?»a várias figuras de esquerda que tentam responder.

10 Emancipated woman – build up socialism! Strakhov-Braslavskij A. I., 1926.jpg15 Let's build a zeppelin fleet for Lenin! 1931.jpg22 I broke the traffic code Unknown artist, 1939.jpg36 If you want to be like me, just train! V. Koretskiy, 1951.jpg51 Let Pluralism Live Long! Author unknown, Eighties.jpg

No Arrastão, Daniel Oliveira brinda-nos com excertos do filme "Reds" que ao que parece é dos poucos realizados no Ocidente sobre a Revolução Russa, e mostra-nos uma excelente colecção de cartazes soviéticos, sendo que em A Soviet Poster a Day podemos encontrar bastantes mais e com a respectiva contextualização; apresenta-nos ainda a Internacional cantada em 33 línguas e um documentário sobre a Internacional. E já agora deixa também a sua opinião, a que Miguel Portas responde no Sem Muros.

José Milhazes, correspondente da RTP e do Público na Rússia também escreveu a sua «visão histórica pessoal» sobre a Revolução russa, em três textos [1, 2, 3]. Pelo meio ainda nos dá conta das celebrações da data por comunistas em Moscovo e São Petersburgo.

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

backlinks:

Criar uma hiperligação

<< Home