segunda-feira, abril 14, 2008

A gloriosa nação angolana by PCP


No Avante!, entrevista a Jerónimo de Sousa sob o título PCP e MPLA reforçam cooperação - Angola, um país em construção, livre e soberano:

«[O MPLA] define-se como uma força progressista, de esquerda e africana.» - J.S.

«Mas devo dizer que neste momento sentimos haver um esforço claro do MPLA no combate à corrupção. Neste aspecto, pode dizer-se que, havendo um problema, não se sente a corrupção como um fenómeno instalado e em desenvolvimento, mas antes como uma situação que está a ser encarada e combatida pelo MPLA.» - J.S.

«É evidente que existe ali uma ligação profunda, mas o MPLA como partido em si mesmo está a procurar no plano político, económico, social e da própria transparência democrática fazer um esforço, que me pareceu sério, para corrigir erros, para corrigir situações e também um pouco, de algum modo, para voltar aos valores e aos ideais que foram o ponto de partida do movimento de libertação.»- J.S.

«Não quero antecipar o que vai ser decidido, mas a ideia que recolhemos é que Eduardo dos Santos tem grande prestígio no seio do MPLA e na sociedade angolana, pelo que não será de estranhar que venha a ser o candidato escolhido. Trata-se de um homem com grande capacidade política e diplomática.» - J.S.

«Mas existe a vontade de não transformar a sociedade angolana numa sociedade capitalista no sentido clássico é um objectivo. Consegui-lo-á? Essa é a questão.» - J.S.

Etiquetas: ,