sábado, junho 07, 2008

Por onde se perde uma maioria absoluta

PS: 41,8%
PSD: 25%
CDU: 11%
BE: 10,8%
CDS/PP: 6,9%

De acordo com a sondagem da Eurosondagem, o PS perde a maioria absoluta, sendo que o partido de poder PSD tem 25% (apenas mais 3% que a esquerda junta). O PS terá conquistado muito voto à direita mas ainda assim perdeu a maioria absoluta! É o que acontece a um partido que traí aquela que é ainda assim a sua base social. E esse voto não flutuante é ainda mais difícil de recuperar.

2 Comments:

Blogger José Manuel Dias said...

Será que não é uma análise demasiado simplista? Parece-me. Penso mesmo que se as políticas fossem tão más, como alguns pretendem fazer crer, o PS já não deveria ser o partido mais votado mas não, resiste, mantém a liderança, e mais do que isso, ainda ajuda, a fortalecer o BE e o PCP. E agora o BE queixa-se?!! Não há aí um bocadinho de ingratidão?!!
Cumps

domingo, junho 08, 2008 6:29:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

Não se trata de boas ou más.

A questão é que o PS tem aplicado políticas de direita, que agradam a uma vasta porção da população que tradicionalmente vota PSD ou flutua no centrão. Daí o decréscimo do PSD.

Com estas políticas o PS traí uma base do seu eleitorado (e também uma parte do seu programa eleitoral sufragado). Daí o crescimento da esquerda.

domingo, junho 08, 2008 7:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home