quinta-feira, janeiro 29, 2009

A Califórnia da Europa


Cavaco nos seus tempo de Primeiro-Ministro aludia que Portugal era a Califórnia da Europa. Recentemente, já como Presidente, pede para que Portugal volte a ser a Califória da Europa. Nada mais oportuno:

O Estado da Califórnia atravessa uma grave crise orçamental e está em risco de não conseguir pagar as despesas já a partir de 1 de Fevereiro. Chiang avisou mesmo que os subsídios de desemprego e as bolsas de estudo podem não ser pagos em Fevereiro.

A Califórnia tem um défice superior a 40 mil milhões de dólares, que continua a crescer devido a diminuição das receitas provocada pela crise. O governador Schwarzenegger mandou instalar um quadro electrónico, perto do seu gabinete, que indica em tempo real o défice orçamental, que aumenta 500 dólares por segundo.

Schwarzenegger pretende aumentar os impostos para enfrentar o défice orçamental, nomeadamente um aumento temporário do IVA, mas não tem conseguido aprovar a medida no parlamento estadual. Na Califórnia uma tal medida precisa de ser aprovada com uma maioria de dois terços no parlamento.

No final de Dezembro, o governador da Califórnia anunciou que os trabalhadores do estado passariam a ter dois dias de férias não pagas por mês (o que significa uma redução de salário), ameaçou também com a possibilidade de diminuir ainda mais os salários e até de despedimentos sem indemnizações.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Fabian Figueiredo said...

Não deixa de ter a sua piada...

agora graças às fotos deste post mudaste a imagem que eu tinha do Schwarznegger :P (LOL!)

Abraço!

sexta-feira, janeiro 30, 2009 11:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tudo cai

quarta-feira, fevereiro 04, 2009 8:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home