Factos menores sobre Angola
Hoje participei no fórum do Rádio Clube Portugês (edição de Aveiro), onde a maior parte dos participantes foram de associações representantes da indústria e negócios portugueses e ainda um elemento do MEP. Logo na primeira partipação no fórum se chegou à conclusão que o maior problema de Angola é a burocracia que dificulta os negócios.
Posto que este é o maior problema de Angola, deixo aqui alguns factos menores:
- esperança de vida de 42,7 anos (a 6ª pior do mundo)
- mortalidade infantil de 131,9/mil nascimentos (a 4ª pior do mundo)
- 17 milhões de pessoas, a maior parte numa pobreza indigente
Outra análise interessante explanada foi a da taxa de crescimento da economia Angola, que andava nos 20% e que agora se situa nos 8% ao ano, o que continua a constituir uma extraordinária oportunidade de negócio. Portanto, o investimento português deverá ir para Angola, onde terá certamente 17 milhões de indigentes para explorar.
Mas, com tanto crescimento económico, porque é que apenas a filha do Presidente e altos quadros do MPLA e da UNITA enriqueceram e continua a grassar a pobreza? Talvez porque sejam precisamente estes negócios a causa da pobreza Angolana...
Adenda às 13h: a propósito da visita de José Eduardo dos Santos a Portugal, ver aqui a carta que a Amnistia Internacional enviou ao Ministro dos Negócios Estrangeiros denunciando vários atropelos dos Direitos Humanos.
Etiquetas: Angola, cleptocracia
1 Comments:
A "Graçar" a pobreza ortográfica também????
Enviar um comentário
<< Home