domingo, março 01, 2009

O fascismo (re)nasceu aqui

Milão, Fevereiro 2009

Foi desta varanda de Milão que Benito Mussolini fez publicamente os seus primeiros discursos fascistas. Daqui ao poder a História é conhecida.

Milão, Fevereiro 2009

Volvidas várias décadas, Silvio Berlusconi, um cantor e show man oriundo da mesma cidade, sobe ao poder... por três vezes distintas e descontinuadas. O percurso é o prototípo do populista: criou um partido à sua imagem e que sobrevive da imagem do líder forte, supostamente self made man (embora ainda hoje não haja qualquer explicação para a sua extraordinária acumulação de capital). Forza Italia, partido com nome pop e sem ideologia declarada, apenas o líder.

Desta vez, com a crise, com o poder económico a seu lado, com a paranóia securitária propagada pelos seus media e portanto com um balanço de forças muito favorável estão reunidas as condições para aplicar o programa avançado.


Milão, Fevereiro 2009

Para já, o exército armado já patrulha ruas de várias cidades e faz trabalho rotineiro de polícia. Os estrangeiros, particularmente os romenos, são o inimigo declarado... Berlusconi confirma que quanto mais securitário é o Estado, menos seguros estão os cidadãos.

Etiquetas: , ,