terça-feira, dezembro 05, 2006

O mito do suicídio sueco

Do lançamento do movimento "Não Obrigado":
"(...) segundo "estatísticas europeias", a "liberalização do aborto" em vários países da Europa resultou num "aumento do número de abortos"(...)"

Do mesmo modo ainda subsiste o mito de que a Suécia é o país com maior número de suicídios! As sociais-democracias nórdicas, em plena guerra-fria, representavam um perigo para a ordem mundial que os Estados Unidos tentavam impor. Portanto, primeiro Eisenhower e acima de tudo, mais tarde, Ronald Reagan dissiminaram esse mito de forma a descredibilizar a sua organização social.

Contudo, de facto, a criação do mito teve base em números reais. Estatisticamente a Suécia era dos poucos países onde se registava a morte por suicídio. Por toda a Europa, Portugal incluído, o suicídio era algo proibido. Esta concepção religiosa do Estado levava a que os suicídios nunca fossem registados, taxas de zero por todo o lado. Assim de facto a Suécia era o país com maior número de suicídios, aliás dos poucos a ter suicídios!

Adenda: tabela com as taxa de suicídio por país (agora que já todos registam)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Verdade!!
Há e vi a tua nova foto...hilariante!!!Nao preciso de assinar...a tua alma de detective trata disso por mim..loll

quarta-feira, dezembro 06, 2006 12:20:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

Olá!

Olha que não foi tão fácil quanto isso descobrir um comentário anónimo teu. Não continha a palavra "asno", confundiu-me :p

A foto é suposto ser um desenho! Como ainda não domino o photoshop deu naquilo. Como está escondida lá permanece! A ver se arranjo algo melhor!

quarta-feira, dezembro 06, 2006 3:06:00 da tarde  
Blogger AA said...

bem visto...

domingo, dezembro 10, 2006 6:42:00 da tarde  
Blogger AA said...

hum só mais uma nota. repare-se que os opositores do "modelo sueco" não costumam desmontá-lo por motivos utilitários...

domingo, dezembro 10, 2006 6:43:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

António Amaral,

De acordo com a minha visão, a desconstrução do "modelo sueco" é sempre feita com o intuito de destruir as bases de uma economia com grande apoio social aos cidadãos.

Se bem que temos um Primeiro-Ministro que anseia ser finlandês e vá destruindo essas bases.

Mas confesso que fiquei confundido. O AA defende uma sociedade liberal, o que também não vai muito ao encontro da social-democracia nórdica.

domingo, dezembro 10, 2006 7:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home