quinta-feira, outubro 13, 2005

Visão de candidato sobre "a mesa"

Pois eu bem meditei porque não fui eleito!

Fora de brincadeiras, choca-me a propaganda politica que recebi que continha uma página reservada a instruções básicas de como votar! Duvido que numa campanha alemã algo do género chegue às caixas de correio!

Não chamo a isso falta de cultura, cada povo e cada individuo tem a sua cultura e nenhuma é inferior às demais! Chamo-lhe analfabetismo funcional (com ou sem diploma), desinteresse cívico e alheamento social.

Portugal teve o problema crónico do analfabetismo vindo do tempo do fascismo. É certo que a maioria do país foi alfabetizado. Muito gostam os tecnocratas de brandir números, x% da população aprendeu a ler. Mas alguém se preocupou em acompanhar as pessoas para aferir se passaram a compreender a informação que lêem? Mas os analfabetos vão morrendo e isso também aumenta a taxa de êxito da alfabetização, não é?

Agora já este problema devia estar resolvido… mas não estaremos a criar outro com as gerações entretanto formadas e em formação?

E para quem não percebeu, até às eleições presidenciais sempre que eu usar depreciativamente a palavra tecnocrata estou a criticar um dos candidatos…