domingo, março 18, 2007

Sabrina: o pimba meloso na Eurovisão

1 - Sabrina: Dança comigo (vem ser feliz); 2 - TribUrbana: Dá-me a Lua

Irremediavelmente cresci com a voz de Eládio Clímaco e o Festival RTP da Canção. A coisa culminava no Festival Eurovisão da Canção que era algo grandioso, com projecção tipo Jogos Olímpicos da canção! Agora, à distância de vários anos, não consigo deixar de rotular como kitsch esses momentos da televisão que avidamente consumia na infância.

Contudo, continuo a considerar o Festival Eurovisão da Canção um conceito genial, pese embora a forte pressão (i)mediática e industrial. A partilha e experimentação musical dos povos dos vários cantos da Europa, cantos esses cada vez mais cosmopolitas, é algo de incentivar.

Há muito que os artistas que melhores contributos poderiam fazer para a coisa, fogem a sete pés do concurso da RTP. Quem não fugiu do concurso deste ano foi um ex-D'ZRT. Descobri a vencedora do concurso nacional nas várias reflexões no
Renas & Veados sobre o tema. Sabrina de seu nome, marrafa de seu penteado, e que provou aquilo que eu já sabia: Emanuel é um génio. Emanuel conseguiu escrever uma letra e uma música que, mesmo como uma intérprete com má colocação de voz e sem presença em palco, conseguiu ganhar de forma avassaladora a votação exclusiva do público do Festival RTP da Canção.

Emanuel escreve música pimba, mas também escreve música melosa. Escreve música para ser acompanhada de farturas embebidas em óleo, mas também escreve música para ganhar esta provação do público no Festival RTP. Tudo com enorme mestria e consciência: Emanuel sabe o que faz e acima de tudo sabe o que o público quer.

Depois do merecido elogio ao Emanuel, a crítica. A música é igual a milhares de outras que existem em Portugal. Nada acrescenta à música portuguesa nem à Europeia. A letra néscia "Dança comigo que eu dou-te o céu que há em mim..." parece saída de um qualquer workshop da escola primária. Porém não posso dizer que a música não representa Portugal. Não só representa, como é igual aos muitas outra que são as mais bem sucedidas em termos de vendas. Estou bastante curioso para aferir sobre a votação que terá no Festival da Eurovisão e sobre a opinião da Europa sobre a nossa música. Será porventura a primeira música que enviamos para a Eurovisão que é assumidamente "pimba"em tom meloso. Não é serviço público enviar esta música para a Eurovisão, a RTP falhou novamente. Desejo que tenha uma votação miserável (não há cá nacionalismos bacocos).

Quanto às restantes músicas do Festival RTP - muito fraquinhas - devo confessar que na minha opinião apenas uma reunia condições para representar Portugal na Eurovisão. A música Dá-me a Lua dos Triburbana. Confesso que ainda não consegui perceber se gosto ou não desta música. Independentemente da minha opinião final, uma música que imprime esta dúvida é ideal para ser partilhada com a Europa.
Algo original fervilha, quer se goste ou não.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://portugal-eurovisao.blogspot.com/

domingo, maio 13, 2007 1:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home