terça-feira, maio 15, 2007

África, com amigos destes...

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, apelou ao Papa Bento XVI para que a Igreja que este lidera promova o biodiesel em África. O Papa disse que não percebia nada do assunto mas que «vê com apreço qualquer acção em prol de África».

Lula da Silva afirmou ainda que «os países africanos que podem ter no biodiesel a solução de desenvolvimento que não tiveram no século 20». Lula parece ignorar que antes, durante e após o século XX, África é o continente com maiores riquezas e recursos naturais. E isso de nada valeu, pelo contrário apenas fomentou a corrupção e a subjugação ao "mundo desenvolvido". Como se já não bastasse África ser o celeiro de cacau e café para o primeiro mundo, sacrificando a sua sustentabilidade alimentar em nome de preços equilibrados das commodities.

Lula sacrifica no Brasil a dimensão social e ambiental em nome do benefício económico do ouro "verde", e quer agora alargar a catástrofe a África. Tudo em nome de um mercado global de commodities.

Entretanto, em Buenos Aires realizou-se a primeira Conferência Americana de Biocombustíveis liderada por Al Gore. Os Autoconvocadas x la soberanía alimentaria organizaram acções de protesto como podem ver pelo cartaz. Podem ler o texto distribuído por este grupo de cidadãos Argentinos na íntegra aqui.

Etiquetas: , , , ,