terça-feira, fevereiro 26, 2008

O tesouro guarda-se no cofre


E em Portugal, um país com uma forte tradição agrícola, onde podemos encontrar as sementes do cultivo tradicional? Em poucos anos, as sementes naturais foram substituídas por híbridas e outras que tais. Mesmo que a agricultura industrializada não tenha penetrado por todo o país, a Monsanto chegou aos meios agrícolas mais rurais e isolados de Portugal. Morreu o milho-rei. O país agrícola rendeu-se à estandardização e hibridação, um dia conhecerá a quebra de fertilidade e o advento das pragas. O país, todos nós, deixamos de ânimo que se perdesse um dos maiores patrimónios naturais e culturais do país. E era tão fácil!

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

concordo com parte do que dizes mas o milho rei não morreu :P se quiseres encontrar algum é só ires desfolhar milho lá para minha casa :-) o meu pai agradece. jinhos

domingo, março 02, 2008 10:32:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

Já desfolhei (ou escamisei como se diz por lá) muito milho manualmente, e confesso que nunca fui um grande fã do evento!

És uma sortuda, é já muito difícil encontrar milho rei e muitas outras sementes alimentícias estão perto de desaparecer.

domingo, março 02, 2008 10:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home