terça-feira, setembro 16, 2008

Apagar o fogo com gasolina


A utopia do capitalismo revela-se. «Durante anos o mercado andou a ganhar dinheiro com dinheiro», muito do qual sem existência física e sem correspondência com valor real. Quando chegou a altura de fazer corresponder esse dinheiro com valor "real/produtivo" ele não tinha correspondência, deixando assim de existir a justificação pela qual foi criado esse dinheiro: o compromisso de saldar a dívida.

Para resolver este problema o que faz o Banco Central Europeu? Insere freneticamente zeros no computador, 100 000 000 000 euros para ser preciso.

O BCE quer resolver o problema dos bancos terem andado a emprestar dinheiro que não existia e que não tinha correspondência com valor "real", criando mais desse dinheiro. É «curar bebedeiras com álcool» ou «atirar gasolina para a fogueira». O BCE mete mais dinheiro nas mãos de quem provocou e chegou a esta situação exactamente por lhe terem dinheiro na mão.

O cidadão, esse não se deve imiscuir nestas questões da economia, mesmo que daqui a uns dias o dinheiro que tem na carteira, apesar de ter os mesmos dígitos, valha menos que anteontem. É assim e nada de paleio.

Adenda: Isto para dizer que adoro quem pergunta quanto é que nos custaria não injectar este dinheiro, quando a pergunta é quanto é que esta conduta no passado nos está a custar hoje.

Nota: as citações linkadas são de liberais insuspeitos.

Etiquetas: