O que dá juntar Tony Braxton e Fukuyama na mesma sala?
Un-Break My Heart - Tony Braxton
Slogan da candidatura autárquica do PS: Adoro Aveiro.
Intervenção de Júlio Pedrosa, mandatário da candidatura do PS à CMA: «Reunimo-nos aqui hoje porque gostamos muito de Aveiro. [...] O Dr. José Costa é um economista que tem uma história de vida em que revelou especiais qualidades de gestor».Intervenção de José Costa, candidato PS à CMA: «Os Aveirenses sentem-se perdidos, sem liderança... Sentem-se até desiludidos, tal é a incapacidade dos nossos actuais autarcas [...] Como sabem, durante 30 anos fui Gestor de Cooperativas, Empresas e entidades públicas. Dediquei grande parte do meu saber à definição de estratégias, mobilizando recursos, traçando objectivos e atingindo metas.».
Final do discurso do Presidente da Câmara, Élio Maia (PSD/CDS-PP), no dia do município: «O meu coração está com Aveiro e com os aveirenses. Defendo que o coração de um político não tem que estar na cabeça, mas deve estar na sua terra e no seu povo. Por isso, ele está aqui, com a felicidade de palpitar junto a todos vós.»
Associa-se mais facilmente o populismo a personagens estridentes como Hugo Chavéz ou Alberto João Jardim. Contudo, a forma de populismo em crescendo na Europa é de um cariz diferente, mais formal e polido. Idiossincrasias pessoais de Berlusconi e Sarkozy à parte (que são muitas e que nada tem a ver com o presente debate), ambos são os políticos de maior sucesso e refinação nesta nova forma de comunicação política que se baseia numa única ideia chave: não há opções políticas diferentes, quem concorre ao poder é para executar as mesmas opções políticas, pelo que a única diferença é a competência do candidato em as passar à prática.
Esta forma de comunicação política tem ganho terreno sobretudo com a universalização das verdades de Fukuyama e com a capitulação dos partidos tradicionalmente social-democratas ao sistema vigente. Mais do que escolher o modo como nos organizamos em sociedade, as eleições são retratadas como a escolha dos melhores gestores para gerir o sistema vigente. Mas esta decretada não-escolha é uma escolha efectiva pelas políticas do sistema dominante.
Assim, não é de admirar que as eleições se disputem cada vez mais no campo da comunicação e menos no campo da discussão da organização social, presente e futura, defendida por cada candidatura. Passamos ao paradigma da política do "é preciso é que isto ande para a frente", como se só existisse um único caminho, uma única opção. Uma das consequências é a crescente supremacia das empresas de comunicação na definição das linhas de acção dos partidos. Se com Menezes a coisa se tornou evidente, a prática já vinha de trás e é para continuar: José Sócrates contrata equipa de Obama para as legislativas.
O que digo nestes três parágrafos não é nada de novo, nada que já não tenha sido escrito e reescrito por inúmeras pessoas. Nem sequer cada caso particular é relevante, espantoso é apenas como a tese é validada pela realidade.
2 Comments:
eu já passei várias vezes por aveiro ...e acho que só parei uma vez ...há muitos anos
depois de tanto ler e ouvir ultimamente ...acho que aveiro é que está a dar
talvez tenha sido o Caetao Veloso o grande embaixador ... hehhe
isto há com cada coisa
mas prometo lá ir
e aceito sugestões..... em Aveiro
um bom fim de semana :)
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Enviar um comentário
<< Home