Exército de reserva
A taxa de desemprego entre os jovens europeus com idades entre os 15 e os 24 anos aumentou para 18,3 por cento no primeiro trimestre de 2009. Há cinco milhões de jovens sem trabalho nos 27 sete países da UE.
(...) Espanha é o país que apresenta as maiores taxas de desemprego jovem e total - 34 e 16,5 por cento, respectivamente. Portugal está a meio da tabela, com o desemprego jovem perto dos 20 por cento e o total a rondar os 9 por cento.
Etiquetas: desemprego, Europa
2 Comments:
Não são tantos assim...Isso deve ser uma espécie de campanha negra à escala europeia!!!
Há sempre alguns mais distraídos que pensam que Capitalismo é o mesmo que mercado ou, até, que pensam que tudo o que acontece são circunstâncias "naturais".
Bagão Félix dizia há uns anos que o problema de Portugal é que havia pouco desemprego. Acho que dá para perceber que também Bagão Félix reconhece a importância de um exército de reserva.
O Capitalismo tem medo do pleno emprego, não dá margem para chantagem. Não há um exército de sedentos prontos a aceitar condições inaceitáveis. Recentemente Belmiro de Azevedo dizia que os trabalhadores da Autoeuropa deviam aceitar as condições propostas, porque a conjuntura actual o justificava. Também Belmiro sabe a importância de um exercito de reserva. Se qualquer Capitalista sabe estes conceitos básicos, porque raio não deverão os alvos saber que "chão pisam".
Dos vários antídotos que existem para o Capitalismo, o pleno emprego é um deles (embora não faça efeito sozinho, é preciso um boa dose de outros antídotos).
Enviar um comentário
<< Home