quinta-feira, março 22, 2007

O público do Teatro Aveirense

«(...) os estudantes estão afastados do Teatro Aveirense (TA). Apesar da forte implantação da Universidade de Aveiro, apenas 13% dos inquiridos eram estudantes. Este resultado, segundo Maria da Luz Nolasco, directora geral do TA, “contrasta com o que, em geral, registam os dados conhecidos acercas dos públicos culturais, entre os quais os estudantes são uma presença habitual e muito significativa”.»

Sempre achei e continuo a achar que existe um forte divórcio entre a Universidade e a cidade. Não é de todo um assunto consensual, conheço quem partilha da minha visão e quem pensa exactamente o oposto.

Considero que apesar de existir uma grande comunidade de estudantes universitários a residir em Aveiro, não se relacionam com a cidade: tem os seus próprios espaços, horários e hábitos. Tanto a universidade como a cidade tem oferta cultural, mas os públicos são como água e azeite. A única zona da cidade que faz parte da universidade é a Praça do Peixe. Há que perceber as razões - eu tenho as minhas teorias - e implementar práticas de integração das duas comunidades, todos tem a ganhar.

Etiquetas: ,