segunda-feira, julho 16, 2007

BE propõe utilização do espaço central da A25 para a ferrovia

A linha-férrea de acesso ao porto de Aveiro tem que ser encaixada algures. A REFER pretende que seja ao lado da A25 a 1,5 m de altura tapando a visibilidade e tendo alto impacto visual. Fica aqui proposta do Bloco de Esquerda. O comunicado na integra:

Após a Assembleia Municipal recusar o plano da REFER para a construção de linha-férrea em viaduto 1,5 m acima da A25, o Bloco de Esquerda propõe como alternativa a construção da linha-férrea no espaço central da A25, entre as faixas de rodagem. O BE fez esta proposta na reunião da Comissão Permanente da Assembleia Municipal de ontem.

O BE reitera a sua rejeição do plano da REFER uma vez que o viaduto tem um enorme impacto visual numa zona de excelência paisagística, ambiental e turística, existindo alternativas viáveis. O BE considera que a construção da linha numa estrutura já edificada é a solução que apresenta menores impactos a todos os níveis.

O BE constata que o troço da A25 que liga a zona do Estádio às praias não desempenha funções de trânsito rápido entre dois pontos distantes, que apresenta vários entroncamentos e que tem características de via panorâmica. O BE considera assim que a estrutura de auto-estrada neste troço não é a eficiente para a mobilidade.

Neste contexto, o BE defende que este troço da A25 abandone a estrutura de auto-estrada, podendo assim apresentar vias mais estreitas libertando espaço para a instalação da linha-férrea de mercadorias.

O BE defende que a médio-prazo esta linha seja utilizada para a implementação de transporte público (metro de superfície); e que este troço da A25 albergue mobilidade pedestre e ciclável, próprias de uma via panorâmica.

O BE entende que a implementação destas soluções diminui a intensidade do transporte rodoviário individual e de mercadorias na A25, liberta a zona das praias da pressão automobilística e de falta de estacionamento, torna a mobilidade inclusiva para todos os cidadãos e acrescenta qualidade de vida e urbanística.

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