quarta-feira, setembro 12, 2007

Saúde cubana

[imagem daqui]

Na sequência do documentário Sicko de Michael Moore, o jornal britânico The Guardian foi a Cuba conhecer as virtudes do Sistema Nacional de Saúde cubano. O artigo chama-se "Resultados do primeiro mundo com orçamento do terceiro mundo".

Por habitante, os Estados Unidos gastam mais 25 vezes do que Cuba com o Sistema Nacional de Saúde, isto apesar de na ilha o sistema ser universal e gratuito! A esperança média de vida em Cuba é superior à dos States e a mortalidade infantil é bastante mais reduzida em Cuba!

Tudo isto apesar do embargo e num país onde faltam medicamentos básicos. Porém, em Cuba existe um médico por cada 175 habitantes, ao passo que no Reino Unido são 435 para um. Outra diferença é a aposta em medicinas alternativas, mais baratas que as tradicionais drogas.

Por fim a questão que quanto a mim faz toda a diferença: «O problema com o SNS, dizem alguns, é que não se trata de um serviço nacional de saúde mas um serviço nacional de doença. O foco não é manter-nos bem, mas manter-nos vivos. As unidades de cuidados intensivos nos hospitais têm a prioridade na mente do público em acima da dieta e de campanhas de exercício».

Não se trata de julgar o regime - quanto a mim deplorável -, mas sim o seu SNS que funciona. Ponto.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger 文章 said...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島必買 婚禮顧問 婚禮顧問 花蓮民宿 花蓮民宿

sexta-feira, julho 24, 2015 8:18:00 da manhã  

Enviar um comentário

backlinks:

Criar uma hiperligação

<< Home