sexta-feira, março 14, 2008

O Fórum cresce?

Aqui fica um comunicado de imprensa que o Bloco de Esquerda enviou sobre o projecto de alargamento do edificado comercial e habitacional no Fórum Aveiro:

Bloco de Esquerda denuncia empreendimento imobiliário

O Bloco de Esquerda tem conhecimento que os proprietários das parcelas habitacionais do Fórum Aveiro têm sido contactados por um promotor imobiliário para aceitarem a revisão do seu regime de propriedade horizontal e a ampliação da área edificada.

Em causa está um projecto de ampliação da área comercial e habitacional do Fórum Aveiro, ocupando num lado uma praça e um relvado, e no outro um terreno que será propriedade camarária. Para que o projecto possa avançar, necessita que os proprietários aprovem por unanimidade a revisão do estatuto de propriedade horizontal.

Após a apresentação do projecto em assembleia geral, o promotor imobiliário estará agora a abordar os proprietários individualmente de forma a cederem.

O Bloco de Esquerda coloca sérias reservas sobre a legalidade desta possível edificação naquilo que será terreno camarário.

O Bloco de Esquerda solicitará as seguintes informações:
  • A CMA tem conhecimento desta situação?
  • O Plano Director Municipal de Aveiro admite, para a zona onde está implantado o imóvel em epígrafe, a ampliação muito significativa da área construída?
  • A Câmara Municipal de Aveiro garante que as eventuais alterações ao edificado respeitam integralmente todos os instrumentos de gestão territorial em vigor?
O Bloco de Esquerda questiona ainda as opções políticas do executivo de Élio Maia:
  • Qual a estratégia urbanística da CMA para aquela área central da cidade? O acréscimo massivo de edificação naquela zona, com perda de espaço de acesso público e de espaço verde, enquadra-se nessa estratégia?
  • O executivo de Élio Maia está disponível para elaborar um Plano de Pormenor para aquela zona para viabilizar o projecto em causa, com o conhecido acréscimo excessivo de edificação?
O BE opõe-se ao projecto imobiliário anunciado pelos promotores imobiliários. O BE considera que Aveiro não deve continuar a sacrificar a qualidade de vida e o espaço público em nome do florescimento do betão e da geração de avultadas mais-valias urbanísticas.

Bloco de Esquerda de Aveiro

Etiquetas: ,