É o Internacionalismo Monetário!*
O governo britânico já vai na sua segunda nacionalização de um banco falido, desta vez foi o Bradford & Bingley, sendo que o governo prepara já venda de parte ao Santander. Cheira-me que perderá bastante dinheiro no processo.
Se por lá estão entretidos com a nacionalização de prejuízos, por cá prepara-se a privatização de lucros com a venda do resto do GALP. Por todo o lado os governos mantém a fé no mercado, nem que para isso seja preciso fazer negócios lesivos para todos nós.
Com toda a ganância, as empresas financeiras jogaram e perderam as poupanças e reformas de milhões de cidadãos. Surge então o papá Estado a usar o nosso dinheiro - muito do qual nem sequer existia - para assegurar a viabilidade destas empresas agora falidas para que no futuro nos possam continuar a fazer o mesmo.
O Estado assume o risco, precisamente aquilo que na filosofia liberal justifica o mérito e a acumulação de capital. No credo do "mercado livre", a "mão invisível" ditou a falência e a inviabilidade destas empresas e práticas, o Estado na defesa do "mercado livre" assegura a sua continuação. Amén.
* - expressão roubada a José Mário Branco
Etiquetas: capitalismo, economia de mercado
3 Comments:
internacionalismo monetário?
está a falar da PDA caro nelson?
Não. O PDA pertence à categoria dos "negócios fantásticos"!
lol,
defacto meu caro, de facto.
Enviar um comentário
<< Home