segunda-feira, outubro 18, 2010

Os mercados sempre foram espaços das mulheres... e a cozinha também


A Câmara Municipal de Aveiro vai transformar o Mercado Manuel Firmino "num mundo da mulher". Assim, o executivo camarário preenche este mundo com "mulheres a potenciar a sua imagem, consultas nutricionais, apresentação de serviços e produtos de estética, um Show Cooking e um desfile de moda com as colecções das lojas de roupa envolvidas no projecto". Portanto, a mulher deve dedicar-se à sua beleza, à dieta, aos cométicos, à cozinha lá de casa e à roupa.
Para a organização da iniciativa, "os mercados sempre foram espaços das mulheres". Deve ser por isso que remetem a mulher para o seu espaço apropriado e se fala aí do que é apropriado as mulheres falarem.
A Câmara Municipal de Aveiro não só atribui papéis de género como ainda dá à iniciativa o nome do musical My Fair Lady! Nada mais adequado. A mensagem é a mesma, eduquem-se as mulheres, mas agora com padrões mais adequados à sociedade de consumo!

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O sentido que dá à iniciativa é seu, penso que grande parte das mulheres não se sentirão ofendidas com ela, é só fazer um inquérito!
Na verdade os mercados e as casas
sempre disseram muito ao sexo feminino, ou a sua experiência de vida diz-lhe o contrário?

Zé de Aveiro

terça-feira, outubro 19, 2010 10:26:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Não há dúvida de que as nossas experiências da vida dizem isso mesmo que diz o senhor Zé de Aveiro. Ora, o desenho de tornar mercados em espaços para mulheres, especificamente para mulheres, não é só uma política que recolha a tendência de submissão da mulher. É, aliás, uma política claramente performativa, como bem assinala o Nelson Peralta.

Saúde.

quarta-feira, outubro 20, 2010 10:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Irra que vossemecê vê mal em todo o lado!
Tanta coisa para criticar e o Dr Nelson preocupado com a cozinha. Haja paciencia!
Porquer e que nao fala do Teatro Aveirense e dos beons tempos?

Ze de Aveiro

terça-feira, novembro 02, 2010 11:07:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home