quarta-feira, março 21, 2007

Pregar aos peixes

O famoso caso Freeport de Alcochete, construído em terrenos da Rede Natura começou a mostrar sinais de insustentabilidade económica com alguns encerramentos. A Freeport foi agora adquirida pela empresa liderada pelo antigo embaixador e agente da CIA em Portugal, Frank Carlucci. O que se seguirá? A visão lúcida no Estrago da Nação: A reformulação "que vai significar que parte ou a totalidade dos terrenos ocupados servirão para construção de habitação. E quando isso acontecer, ficar-se-á a saber quais os passos a seguir para retirar um sítio da Rede Natura para construção de habitação".

Tenho a sensação que andamos todos a pregar aos peixes! Por mais alertas que se dêem da destruição do ambiente às mãos da especulação imobiliária, nada acontece (ou será que tudo acontece?).

Esperem para ver em que se vão transformar os vários campos de golfe previstos para o distrito (incluindo um em Aveiro e outro em Ílhavo), no que será do Sportsforum em Ovar, e da Exponor em S. M. da Feira.

A Reserva Ecológica Nacional, a Rede Natura, a Reserva Agrícola Nacional, aparentemente apenas servem como reservas de terrenos baratos para construção e não como mecanismos de planeamento e ordenamento do território.

Etiquetas: , ,