domingo, novembro 02, 2008

Mãos ao ar, isto é um assalto


Vou ser o pouco orgulhoso proprietário do Banco Português de Negócios. Pela primeira vez desde 1975, o Estado Português irá proceder a uma nacionalização, no caso do BPN. No mesmo momento em que privatiza negócios de lucro assegurado e monopólios naturais (Galp, EDP, etc), nacionaliza-se aquilo que é prejuízo assegurado.

Há menos de um mês, a Caixa Geral de Depósitos já tinha concedido um empréstimo de 200 milhões ao BPN. Há 15 dias o Ministro assegurava que não havia bancos portugueses em perigo (desconhecia? mentiu?). Agora, nacionaliza o mesmo banco que apresenta perdas de 700 milhões de euros, em contornos ainda não esclarecidos.

Moral da história: não há dinheiro para o sistema de saúde, para a educação, para a segurança social, mas para salvar Dias Loureiro e Miguel Cadilhe da sua própria ganância (iminências do PSD, um mesmo apontado como potencial Primeiro-Ministro) o Estado arranja logo dinheiro. O Partido Socialista e Sócrates mostram a sua essência!

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Blogger Unknown said...

Sr. Peralta, alguém acredita nesta altura que os partidos ditos socialistas (PSD como PSOE, etc.) são realmente socialistas? Eu acho que os partidos realmente socialistas há tempo que notaram a usurpação do nome e optam por diferentes denominações.

domingo, novembro 02, 2008 7:12:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

oscar de lis,

totalmente de acordo.

domingo, novembro 02, 2008 7:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É obvio que a gestão do BPN se mostrou escandalosa, um atentado a quem realmente trabalha. No entanto, qual acha que seria a solução? Deixar os portugueses que lá tinham conta sem dinheiro? Foi um mal necessário, a nacionalização do banco, caso contrário seria o descalabro para quem tivesse as suas poupanças neste (dito) banco.

segunda-feira, novembro 10, 2008 12:03:00 da tarde  
Blogger Nelson Peralta said...

Canhono,

E quem deve pagar? O Estado ou os responsáveis pelo colapso do banco?

segunda-feira, novembro 10, 2008 12:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home