quinta-feira, janeiro 06, 2011

Descobri ontem que, pasme-se, não serei ocidental o suficiente

A pose já o deixava antever, mas Miguel Fernandes disse ontem explicitamente que os deputados municipais não podem ser comparados a meros feirantes

Ontem, a coligação PSD/CDS aprovou sozinha o regulamento municipal das feiras que objectivamente impede os cidadãos estrangeiros extra-comunitários de exercerem a actividade de feirante e de acederem aos lugares de venda nas várias feiras municipais em Aveiro. Minutos antes, foi ainda votada uma proposta para eliminar o artigo da exclusão mas apenas BE, PS e PCP o quiseram perante a intransigência do voto contra da maioria de PSD/CDS!
Durante a discussão, o Vereador Miguel Fernandes (CDS) aproveitou para dizer que eu não tenho cultura ocidental, isto porque não teria bons modos por estar sempre a levantar questões deste tipo na Assembleia Municipal, explicando que era óbvio que apesar do regulamento ditar de facto essa exclusão, a CMA nunca aplicaria essa parte do regulamento que elaborou. Curiosa concepção de democracia, tanto mais que esta questão acabou por unir toda a oposição na rejeição da exclusão.
O Vereador falava perante as críticas à discriminação e exclusão de cidadãos estrangeiros, isto já depois do deputado municipal Paulo Marques (também CDS) ter defendido o regulamento com uma argumentação abertamente xenófoba. Aliás, quando confrontado, Paulo Marques nunca rejeitou essa classificação, preferindo evocar a liberdade de expressão para justificar que pode manifestar essas suas posições.
Perante este cenário, o Vereador decidiu partir para o ataque com esse argumento brilhante, pressupondo assim que existe apenas uma única cultura homogénea e hegemónica no Ocidente (da qual eu não farei parte). E, melhor, partindo do princípio de que apenas essa cultura ocidental é civilizada! Nada mau para quem se esforçava para defender um regulamento que contém uma discriminação e exclusão objectiva de cidadãos estrangeiros extra-comunitários.
Na coligação ninguém se incomodou com a intervenção de Paulo Marques, que defendeu o fechamento permanente e policial das fronteiras como o que aconteceu durante a cimeira da NATO, já que os estrangeiros não são de confiança e temos que saber quem vem para a nossa terra. É assim que a direita mais bafienta nos entra nas vidas, de mansinho e perante a bonomia dos seus aliados...

Etiquetas: , ,

5 Comments:

Blogger Guimaraes said...

Será que percebi bem?!
Na aprovação de um regulamento argumenta-se que não é para aplicar?
Se isso é a cultura ocidental, eu quero ser siberiano!

sexta-feira, janeiro 07, 2011 11:50:00 da tarde  
Blogger O cozinheiro solitário said...

Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes posts bem feitos, quase que desenhados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. O meu dilema agora é cozinhar… A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
Cumprimentos a todos!

http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

sábado, janeiro 08, 2011 10:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pergunta-se:

Alguém sensato ainda acredita nesta
dita "democracia"?
Alguém sensato ainda acredita nestes "politiqueiros" quando a maior parte se serve dela para
atingir os objectivos a que se
propuseram que são:
1 - Serem conhecidos (ainda que pelas piores razões)!
2 - Serem "ricos" rápidamente!...

Os "pobrezinhos" que se "lixem"!...

Zé de Aveiro

domingo, janeiro 09, 2011 2:57:00 da tarde  
Blogger Sopro leve said...

Eles estão acostumados a viverem em rebanho... e faz-lhes confusão que nem todos sejam carneiros, como eles...

terça-feira, janeiro 11, 2011 10:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"fechamento"? Escreve-se bem por aqui...

terça-feira, janeiro 25, 2011 12:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

backlinks:

Criar uma hiperligação

<< Home