quinta-feira, janeiro 06, 2011

Descobri ontem que, pasme-se, não serei ocidental o suficiente

A pose já o deixava antever, mas Miguel Fernandes disse ontem explicitamente que os deputados municipais não podem ser comparados a meros feirantes

Ontem, a coligação PSD/CDS aprovou sozinha o regulamento municipal das feiras que objectivamente impede os cidadãos estrangeiros extra-comunitários de exercerem a actividade de feirante e de acederem aos lugares de venda nas várias feiras municipais em Aveiro. Minutos antes, foi ainda votada uma proposta para eliminar o artigo da exclusão mas apenas BE, PS e PCP o quiseram perante a intransigência do voto contra da maioria de PSD/CDS!
Durante a discussão, o Vereador Miguel Fernandes (CDS) aproveitou para dizer que eu não tenho cultura ocidental, isto porque não teria bons modos por estar sempre a levantar questões deste tipo na Assembleia Municipal, explicando que era óbvio que apesar do regulamento ditar de facto essa exclusão, a CMA nunca aplicaria essa parte do regulamento que elaborou. Curiosa concepção de democracia, tanto mais que esta questão acabou por unir toda a oposição na rejeição da exclusão.
O Vereador falava perante as críticas à discriminação e exclusão de cidadãos estrangeiros, isto já depois do deputado municipal Paulo Marques (também CDS) ter defendido o regulamento com uma argumentação abertamente xenófoba. Aliás, quando confrontado, Paulo Marques nunca rejeitou essa classificação, preferindo evocar a liberdade de expressão para justificar que pode manifestar essas suas posições.
Perante este cenário, o Vereador decidiu partir para o ataque com esse argumento brilhante, pressupondo assim que existe apenas uma única cultura homogénea e hegemónica no Ocidente (da qual eu não farei parte). E, melhor, partindo do princípio de que apenas essa cultura ocidental é civilizada! Nada mau para quem se esforçava para defender um regulamento que contém uma discriminação e exclusão objectiva de cidadãos estrangeiros extra-comunitários.
Na coligação ninguém se incomodou com a intervenção de Paulo Marques, que defendeu o fechamento permanente e policial das fronteiras como o que aconteceu durante a cimeira da NATO, já que os estrangeiros não são de confiança e temos que saber quem vem para a nossa terra. É assim que a direita mais bafienta nos entra nas vidas, de mansinho e perante a bonomia dos seus aliados...

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Blogger Guimaraes said...

Será que percebi bem?!
Na aprovação de um regulamento argumenta-se que não é para aplicar?
Se isso é a cultura ocidental, eu quero ser siberiano!

sexta-feira, janeiro 07, 2011 11:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pergunta-se:

Alguém sensato ainda acredita nesta
dita "democracia"?
Alguém sensato ainda acredita nestes "politiqueiros" quando a maior parte se serve dela para
atingir os objectivos a que se
propuseram que são:
1 - Serem conhecidos (ainda que pelas piores razões)!
2 - Serem "ricos" rápidamente!...

Os "pobrezinhos" que se "lixem"!...

Zé de Aveiro

domingo, janeiro 09, 2011 2:57:00 da tarde  
Blogger Formiga said...

Eles estão acostumados a viverem em rebanho... e faz-lhes confusão que nem todos sejam carneiros, como eles...

terça-feira, janeiro 11, 2011 10:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"fechamento"? Escreve-se bem por aqui...

terça-feira, janeiro 25, 2011 12:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home