quarta-feira, outubro 19, 2005

O Tomás é que sabia

Abomino a decisão do juiz algarvio que na sentença de um caso de violação de 2 inglesas escreveu que elas se pavonearam e estavam em terras do macho latino, deviam saber o que esperar. Admito até que possa existir violação num casal que viva maritalmente.

Contudo não posso deixar de achar estranho uma rapariga conhecer uma estrela numa discoteca, aceitar ir para o quarto de hotel dele e depois acusa-lo de violação ! A rapariga estaria à espera de ir para o quarto dele fazer balões com pastilhas elásticas?

Moral da história: o Tomás é que sabia!

Valentim no Coração

Ao jeito de um país subdesenvolvido eis a carta que Valentim Loureiro escreveu aos idosos de Gondomar! Muito se fala do alegado uso indevido da morada dos idosos utilizadores de um cartão da Câmara Municipal. Compreendo que isso possa ser ilegal, mas o que me choca é o que leva alguém a escrever uma carta com tal teor, nitidamente de um país onde a educação falhou.

Devo dizer ainda que também eu recebi propaganda – do Élio Maia – que ensinava a votar pelas cores dos boletins e pela posição da coligação no boletim.

terça-feira, outubro 18, 2005

A Boa, o Mau e a Dívida


Numa tarde solarenga de Agosto os autores deste blog foram libertar lagartixas à Torreira! Eu rapidamente me perdi pela praia a tirar fotos a tudo o que mexia ou não! A Zé aguardou em terreno firme.

Até que fomos ao bar da praia comer 2 gelados!

Chegados à mítica estação de comboio de Estarreja, a Zé lembrou-se: "Pagaste os gelados?!", ninguém se lembrara! À Zé deu-lhe um ataque de honestidade e queria fazer novamente aqueles km todos para trás para pagar, eu preferia apanhar o comboio, a dívida mantém-se!

Belide

Não podia deixar de fazer referência a um site recente sobre Belide, a minha aldeia natal! O site tem fotos aéreas e terrestres das principais atracções da freguesia, mas não se deixem enganar, aquilo é tudo ao lado umas coisas das outras, mas assim parece grande! Até aparece um niquinho da minha casa numa das fotos!

Explorem à vontade este território bravio!

segunda-feira, outubro 17, 2005

O Padrinho nos CTT dos Aliados

Enquanto esperava pela funcionária dos CTT deparei-me com um acontecimento surreal! Um senhor nos seus 60 e tal anos no telefone público nos CTT dos Aliados. Trata-se apenas de um telefone sem cabine ou outra estrutura que abafe o som!

Este prezado senhor esteve todo o telefonema a falar em plenos pulmões, toda a estação de correios e os seus clientes ouviam tudo! Até aqui parece uma história banal, mas não!

O estimado senhor começa o telefonema dizendo “Eu estou a ligar-lhe, mas não quero que ninguém saiba que eu fiz este telefonema”, estreia auspiciosa e falaciosa em voz firme!

Este nosso caro senhor repetia tudo o que dizia umas 5 vezes, mas aqui apenas interessa o conteúdo do telefonema. Em traços largos versava de um cheque da CGD que a esposa tinha passado para ela própria, no valor de € 15.000, e que iria depositar na Caixa de Crédito Agrícola; o senhor obrigara ainda a esposa a assinar o cheque por trás! Mas o senhor era de outra opinião, o cheque devia ter sido passado à ordem da sobrinha, esta assinaria por trás e a esposa iria deposita-lo no Crédito Agrícola na mesma!

Em toda a conversa muitos clientes olhavam para o senhor com ar de admiração por tal conteúdo visivelmente de negócios escuros! Um bom momento para quem admira o surrealismo.

CTT no seu melhor

Hoje dirigi-me aos correios para pedir informações sobre um novo serviço de encomendas Espanha-Portugal (e vice-versa) que entrou em funcionamento devido à compra de uma empresa espanhola por parte dos CTT, isto segundo a RTP. Ora a funcionária do balcão não sabia de nada, foi falar com o chefe e ficou com o meu número de telemóvel para me ligar caso descobrissem a pólvora! Chegado a casa entrei no site dos CTT e em 10 segundos descobri o serviço IberCourier, que é só para documentos até 500 gr, não me serve!

quinta-feira, outubro 13, 2005

O futuro!

e quando dois insustentáveis deixam de se conseguir sustentar... condena-se o blog a inexistência? Ou a arma de arremesso?!

Visão de candidato sobre "a mesa"

Pois eu bem meditei porque não fui eleito!

Fora de brincadeiras, choca-me a propaganda politica que recebi que continha uma página reservada a instruções básicas de como votar! Duvido que numa campanha alemã algo do género chegue às caixas de correio!

Não chamo a isso falta de cultura, cada povo e cada individuo tem a sua cultura e nenhuma é inferior às demais! Chamo-lhe analfabetismo funcional (com ou sem diploma), desinteresse cívico e alheamento social.

Portugal teve o problema crónico do analfabetismo vindo do tempo do fascismo. É certo que a maioria do país foi alfabetizado. Muito gostam os tecnocratas de brandir números, x% da população aprendeu a ler. Mas alguém se preocupou em acompanhar as pessoas para aferir se passaram a compreender a informação que lêem? Mas os analfabetos vão morrendo e isso também aumenta a taxa de êxito da alfabetização, não é?

Agora já este problema devia estar resolvido… mas não estaremos a criar outro com as gerações entretanto formadas e em formação?

E para quem não percebeu, até às eleições presidenciais sempre que eu usar depreciativamente a palavra tecnocrata estou a criticar um dos candidatos…

As coisas que a net nos proporciona - Carta a um Ex-namorado

Uma preciosidade que eu encontrei ;) e usei

Querido Nelson:

Esta manhã vi um rato atropelado por um clio. Naturalmente meus pensamentos se dirigiram para você.

Então, como vai? Para ser sincera, realmente não me importa como você está. Por mim, poderia estar cheio de pulgas, pedindo esmola no Burkina Faso. Mas pensei que não custava nada ser amável.

... (and goes on)

quarta-feira, outubro 12, 2005

A mesa

Pior que eliminar o analfabetismo da população portuguesa, vai ser combater a falta de cultura que grassa cada vez mais no meio da sociedade. Este domingo fui presenteada com uns belos exemplares. Estando eu como secretária numa mesa de voto, presenciei cenas que só não dão vontade de rir, porque aquelas pessoas contribuem tanto como todos os outros para a eleição dos orgãos políticos. Posso dizer sem exageros que:
- 25% das pessoas (de todas as idades e feitios) não percebiam porque raio tinham que pôr a cruz em 3 boletins.
- 90% das pessoas (incluindo outras pessoas que se encontravam na mesa comigo) não percebiam porque raio os partidos não estavam sempre pela mesma ordem nos 3 boletins. Será que as pessoas são assim tão limitadas que nem sequer são capazes de escolher o partido(s) que querem escolher independentemente da forma, nome ou designação com que apareçam.

Que os políticos são a maior parte das vezes uns fala baratos e que a diferença entre votar Y ou X é nenhuma, já todos sabemos. Mas não será uma eleição um acto sufientemente importante para que as pessoas tenham a mínima consciência do que estão a fazer?

sábado, outubro 08, 2005

Bona... ir ou NÃO ir!!!

Os pobres biólogos aproveitam todas as oportunidadezitas para viajar... e um congresso é sempre uma boa razão... a questão é, porque raio organizam congressos em terras tão desinteressantes como Bona!!! Oh pá!!!
Não se pode apontar muito a cidade, a não ser o facto de ser uma seca!!! Tipo passar lá uma tarde ainda vá que não vá, mas ter que ficar mais de uma semana! CREDO! CREDO! SATANÁS!
Ainda por cima aquilo tá cheio de alemões :p

sábado, outubro 01, 2005

Odisseia no Comboio

Hoje lá vim eu de comboio do Porto a Aveiro… aliás até à Granja!

Na Granja as ovelhas foram todas enfiadas em 3 velhos autocarros, que mesmo com pessoas em pé não chegaram! Daí lá fomos até Esmoriz, com paragem em todas as estações e apeadeiros! Nada de selecção de autocarros de acordo com o destino!

Chegados finalmente a Esmoriz tivemos que esperar 35 minutos para que o comboio que efectuava o serviço Aveiro – Esmoriz chegasse para o podermos tomar em sentido inverso.

Felizmente estes transbordos estavam planeados há semanas! Parabéns CP/REFER (riscar o que não interessa) pela planificação.

Os IC e Alfas mantiveram a circulação.