sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Pompino ou critérios conservadores

Florença, Fevereiro 2009

De acordo com a imprensa argentina e italiana, numa escuta telefónica de um caso de corrupção centrado em Nápoles, Silvio Berlusconi afirma à agora Ministra Mara Carfagna que ela lhe faz excelentes pompino!

Etiquetas: , ,

Atracção turística em Itália

Pisa, Fevereiro 2009

Sem qualquer dúvida que uma das experiências culturais mais interessantes em Itália é assistir a um noticiário seja de um canal público ou de um propriedade do Imperador.

Um dos noticiários da RAI Uno começou com a escolha do novo líder do Partido Democrático, a maior força de oposição parlamentar. A história foi dada em forma de reportagem, com a intervenção pública de Dario Franceschini editada. Imediatamente a seguir no alinhamento do noticiário surge Berlusconi em entrevista a reagir às declarações do líder oposicionista recém-eleito. Não satisfeitos seguem-se ainda mais duas entrevistas a membros do partido de Berlusconi para continuarem a reagir às declarações. Para terminar e para dar um ar de pluralidade surge em entrevista um membro da Italia dei Valori (partido de direita coligado com o PD). E assim acaba a festa.

Interessante é ainda ver como os meios de comunicação fazem o trabalho sujo do Presidente do Concelho na implementação do seu plano securitário. Um exemplo perfeito é um jornal gratuito que dá a notícia da violação de uma italiana por um italiano com o destaque de que grande parte das violações são feitas por romenos!

Etiquetas: , ,

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Uma questão de perspectiva

Pisa, Fevereiro 2009

Regressei da primeira nação capitalista da História.

Pisa, que vale pela sua torre mal feita, é extraordinária no sentido em que coloca 95% dos visitantes a tirar fotos nestas bonitas poses: em perspectiva a segurar, empurrar ou a beijar a torre! Antes já tinha visto fotos dessas pela net, mas nunca imaginei o fenómeno como sendo comportamento de grupo, e muito menos desta magnitude!

Etiquetas: ,

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Vou ali e já volto


Pisa, Lucca, Florença, Siena, Veneza e Milão.

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Caixa fã

Um PREC à moda da Foz do Porto

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

O frango assado é a normalidade


«A homossexualidade não é normal», considerou D. José Saraiva Martins, na terça-feira à noite, na Figueira da Foz. Uma afirmação que justificou com o facto de na Bíblia estar escrito que quando Deus «criou o ser humano, criou o homem e a mulher».

Ora, se é a Bíblia que define o que é normal, temos: «Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra». Portanto, parece que a avaliar pelos seus próprios parâmetros, o Saraiva não é normal!

Curiosa afirmação de um responsável da ICAR, a mesmo instituição religiosa que há dias ameaçou apelar aos seus seguidores que não votassem em partidos que defendessem o casamento homossexual!

Etiquetas: ,

terça-feira, fevereiro 17, 2009

E nem ao verdadeiro acho piada


Continuando a falar de noticiários, por cá existe o tipo telerural.

Etiquetas: ,

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Com ministros que parecem comentadores do público.pt, o que esperar?


Z., imigrada em Itália, sobre um noticiário italiano: «imagina um telejornal da tvi, com comentadores do Público a serem entrevistados».

Etiquetas: ,

Nunca vivemos tão bem como no capitalismo


Um dos argumentos mais repetidos para tecer loas ao capitalismo é o de que nunca antes vivemos tão bem.

Ora, como se verifica, o período de financeirização da economia promoveu o empobrecimento colectivo em prol dos grandes monopólios. Para além disto, a afirmação demonstra um egocentrismo radical ignorando toda a realidade provocada pelo capitalismo, desde os cenários mais soft na Europa aos mais hard na Ásia, África e América do Sul.

Contudo, o aspecto que derruba definitivamente o argumento é o sucesso relativo do Feudalismo. Até à época feudal nunca antes se tinha vivido tão bem, e não foi por isso que se procurou um novo modo de produção. Essa busca de uma nova organização social deveu-se essencialmente ao facto de se tratar de um sistema filosoficamente injusto. Foi contudo substituído por um sistema que radica na mesma injustiça, constituindo relações de desigualdade e exploração da qual gera e aprisiona mais-valias: o capitalismo.

A crise financeira tornou ainda mais evidente que o neoliberalismo - actual sistema de legitimação política do capitalismo - falhou na busca de um mundo melhor e, mais importante, viu a sua fundamentação filosófica ruir! Assim, ou inventam rapidamente mentiras novas ou o sistema será no mínimo bastante contestado...

Etiquetas: ,

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

No que dá a prolongada convivência comigo...


Combinei encontrar-me com Z. no Café Pinguim em Espinho. Lá chegados e dado que o café se chamava Café Esquimó, Z. exclama:

- Já viste que estamos no pólo oposto?!

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Os novos espaços verdes das cidades

domingo, fevereiro 08, 2009

Um editorial que podia ser um manifesto político



O editorial do Diário de Notícias sobre o Bloco de Esquerda é bastante claro, primeiro pela sua análise, encarando o partido como uma claques de assalto ao poder, onde as ideias são um factor secundário.

Em segundo lugar pela conclusão latente de que o Bloco só serve para alguma coisa caso o PS precise de uma muleta e, descartando ideias, o Bloco o faço em troca de uns lugares! Aí fica o paradoxo: para o director do DN, o Bloco não serve enquanto não for de direita.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

A solução é eu não fazer parte da solução



Há algumas ilações a retirar desta notícia. A primeira é que não se pode reconhecer serviço público naqueles que querem que ele o deixe de ser. Em segundo, porque é que aqueles que se auto-rotulam de incompetentes na gestão da coisa pública, no caso concreto da MoveAveiro, e a deixaram chegar a este estado, são precisamente aqueles que apresentam uma solução dita milagrosa, no caso a privatização? Se as suas opções até à data falharam, porque é que é crível que a sua nova opção seja milagrosa? Talvez porque a solução apresentada seja: agora "nós" deixaremos de tomar opções sobre a coisa pública, ela deixará de ser pública, mas continuaremos a financia-la através de uma renda! A solução é os proponentes da solução saírem da esfera da solução... elucidativo...

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Circo, o pão fica para depois


Há mais uma iniciativa a somar à extensa lista de actividades imbecis da Junta de Freguesia de Cacia: o concurso Miss e Mister XL, aliás no site da JF está em curso um inquérito sobre esta iniciativa. A JF Cacia tem uma visão muito particular sobre o que é servir o interesse público.

Etiquetas: , ,