quarta-feira, abril 29, 2009

Eleger um presidente como quem vende sabonetes, vender sabonetes como quem elege um presidente



O tempo de antena já era mau ao envolver crianças num misto de propaganda política com anúncio a um produto de consumo. Contudo, e como em casos anteriores, é difícil perceber onde acaba o Partido Socialista e começa o Estado. O Estado é o Partido, o Partido é o Estado. Imagens recolhidas em nome do Ministério da Educação eram afinal para o tempo de antena do PS.

Sócrates, entre acusar mais uma campanha negra e pedir desculpa optou pela segunda, mas parece que quem utilizou o Estado em nome do Partido não será responsabilidade e muito menos demitido.

Etiquetas: ,

A Europa que eu gostava de ver discutida

União Europeia abre a porta à semana de trabalho de 78 horas. Já antes tentou abrir a porta às 65 horas, o que já de si era um retrocesso civilizacional, ainda para mais numa legislação que atribuía ao empregado a face e o queijo.

Etiquetas:

terça-feira, abril 28, 2009

Onde anda o controleiro quando precisamos dele?

[clicar para ampliar]

Adriano Tomás Silva, representado a CDU, escreve num jornal de São João de Ver um artigo ímpar sobre a família. Para este representante da CDU, «a família é a célula base da sociedade» e «o seu modelo assenta na união heterossexual, tendencialmente monogâmico (...)».

Deixo aqui desde já uma sugestão de leitura para o camarada Adriano: A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado de Friedrich Engels, que está disponível gratuitamente online, basta seguir o link.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, abril 27, 2009

Quantos destes são os capitalistas, financeiros ou políticos responsáveis por ela?

sexta-feira, abril 24, 2009

Divas & Canibais II


Kylie Minogue e Nick Cave - Where The Wild Roses Grow

Etiquetas: , ,

domingo, abril 19, 2009

Memória


[clicar nas imagens para ampliar]

Em Coimbra por esta altura recorda-se a crise estudantil de 1969...

Etiquetas:

sábado, abril 18, 2009

Twilight Zone


«O Cardeal Patriarca de Lisboa considera que a crise actual representa uma "situação muito delicada" e diz não compreender quem critica as empresas que têm lucros elevados. D. José Policarpo defende que "há uma dimensão social nos lucros das empresas e das pessoas".»

E que dimensão social será essa!? Se uma empresa apresenta lucros elevados significa que a taxa de exploração daqueles que realizaram a produção é elevada. Caso se fale de uma empresa financeira a coisa ainda é mais gritante já que, para além de nada ter produzido para a sociedade, como a sua actividade consiste na reprodução do dinheiro pelo dinheiro à custa da esfera produtiva, e como tem poucos trabalhadores, os seus imensos lucros nem sequer contribuem para a segurança social.

Veja-se o caso da dimensão social dos lucros de Américo Amorim, que lhe permitiram despedir preventivamente.

Etiquetas: ,

Recauchutagem

Imagem retirada do site da CMA

Antes de mais, uma "lição" de História: quem era nesta «Pátria Portuguesa» o Ministro da Educação durante a crise estudantil de 1969, quando milhares de estudantes colocaram em xeque o regime fascista e que por isso receberam porrada da polícia?

Etiquetas: , ,

De Travassô para o mundo: ser bissexual é muito mau?

[via Spectrum]

O Padre Júlio Granjeia de Travassô, Águeda responde a estas e a muitas outras questões: «achas bem ter relações com um fulano e depois com uma fulana e depois com um fulano e depois com um fulano e depois com uma fulana?»

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 16, 2009

Este homem ainda vai acabar em autarca

«Em vez de pagar ao banco vamos investir no futebol» - José Filipe Nobre Guedes (Sporting SAD).

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 15, 2009

1929 revisited


Xutos & Pontapés - Sem Eira Nem Beira

Desde Janeiro já foram anunciados mais de 778 mil despedimentos em todo o mundo, aqui está uma nova oportunidade de negócio: o exército de reserva aumenta logo, como o trabalho é uma mercadoria, pode-se efectuar um dumping social na contratação... por cá o código de trabalho já está atento a esta nova realidade, os novos contratados serão mais precários. O desemprego só se torna um problema quando se transforma em contestação social, até lá é essencial à economia.

Preços anuais recuam nos EUA pela primeira vez em mais de meio século, aí está uma nova oportunidade de negócio para quem anda a armazenar dinheiro. Os bancos centrais andam a injectar quantidades alucinogénas de dinheiro no sistema, a taxas quase de borla. Contudo vemos nas notícias que o crédito é rarefeito, que é quase impossível obter um e que as hipotecas estão a ser executadas. Ou seja, a banca está a armazenar o dinheiro "novo" e a ir buscar o "velho", sem dinheiro a circular a economia colapsa, as empresas fecham, surge uma crise de deflação. Ora, nesse cenário onde as fábricas, os recursos e tudo o mais ficam mais baratos (ou o dinheiro a valer mais, dado ter-se tornado numa mercadoria mais rara) quem é que têm liquidez para comprar tudo? Quem andou a armazenar dinheiro há nossa custa.

Etiquetas: , , ,

sábado, abril 11, 2009

Móvel, mas pouco


Nos Estados unidos, o grande progresso do caminho de ferro fez-se com a sua nacionalização para, através de uma única companhia pública, providenciar um melhor serviço para o interese colectivo já que as práticas concorrenciais não previligiavam aquilo que um sistema deve providenciar: a mobilidade.

Como agora não há guerras para ganhar, o interesse nacional não é relevante. Como tal, a CP foi estilhaçada em várias sub-empresas umas com os carris, outras com os comboios. E as que ficaram com os comboios não fazem horários e rotas coordenadas, nem mesmo na linha do Norte, resultando numa mobilidade ineficiente onde os percursos mais lentos e com mais transbordos são mais caros!

Etiquetas:

quinta-feira, abril 09, 2009

Quando o capital sonha com lucro até reinventa o anarco-sindicalismo

quarta-feira, abril 08, 2009

A sensibilidade de Berlusconi


«Não lhes falta nada. Têm cuidados médicos, comida quente... Claro que o actual lugar de abrigo é provisório, mas há que encarar a situação como um fim-de-semana no parque de campismo». Berlusconi a referir-se às vítimas do sismo que abalou Itália que provocou quase 300 mortos!

Berlusconi comprometeu-se com as vitimas, anunciando a constituição de «fundos para garantir hipotecas com taxas de juro mais baixas». A banca sai sempre a ganhar, até na tragédia!

Etiquetas:

segunda-feira, abril 06, 2009

Espero que a Cicciolina seja chamada a depôr