domingo, maio 31, 2009

O retrato do CDS-PP

sexta-feira, maio 29, 2009

Menino de ouro




Já agora, não foi o Governo de Sócrates que decidiu nacionalizar e injectar 1,4 mil milhões de euros no BPN, pondo-nos a todos nós a pagar a roubalheira dos outros? E já agora, pode-se usar o critério Vital para falar de outros casos judiciais que andam por aí...?

Etiquetas:

quarta-feira, maio 27, 2009

O candidato cliché



Nesta campanha eleitoral Vital Moreira não consegue ir além do sound bite. Os seus argumentos são refinados. É a lista dos outros é fantasma porque ninguém conhece os candidatos, isto quando a lista do PS tem Elisa Ferreira candidata à CM Porto e que admite que vai à Europa só dar o nome e o que quer mesmo é o Porto, e ainda Ana Gomes candidata à CM Sintra. Depois o grande argumento é que votar PSD é o mesmo que votar CDS-PP, isto quando PS e PSD apoiam o mesmo candidato - Durão Barroso - a Presidente da Comissão Europeia e nas questões centrais da economia estão de mãos dadas. Vital anda teve tempo para sugerir a criação de um imposto fiscal, mas nada adianta sobre o mesmo dizendo que isso só depois de eleito.

Agora é o Bloco e PCP que são a mesma coisa. Novamente um argumento muito estranho, porque até poderiam ser iguais e ambos darem a resposta aos problemas das pessoas... Mas a obstinação de Vital não perde tempo com pormenores, nem com pormenores nem com a realidade, já que é precisamente nas questões europeias que Bloco e PCP mais divergem. Vital continua a preferir não debater as ideias da sua candidatura sobre a Europa ou sobre o país, prefere falar dos outros do que de si, certamente é uma escolha eleitoral bem pensada...

Etiquetas: ,

terça-feira, maio 26, 2009

Senhores feudais

Etiquetas:

sexta-feira, maio 22, 2009

O candidato muito fraquinho tem vocação para emplastro

Contra-capa e capa de material de propaganda distribuído [clicar para ampliar]

A candidatura do PS à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promete, para além dos seus defensores considerarem candidato muito fraquinho, este dá-nos esta obra prima. Repare-se que este material de propaganda resulta de uma escolha lúcida e voluntária! É caso para dizer que este industrital do azeite vai de vento em poupa na sua área...

Etiquetas: , ,

quinta-feira, maio 21, 2009

Assim se vê a força do PC

Infografia: Focus.

Etiquetas:

sexta-feira, maio 15, 2009

O que dá juntar Tony Braxton e Fukuyama na mesma sala?


Un-Break My Heart - Tony Braxton

Slogan da candidatura autárquica do PS: Adoro Aveiro.
Intervenção de Júlio Pedrosa, mandatário da candidatura do PS à CMA: «Reunimo-nos aqui hoje porque gostamos muito de Aveiro. [...] O Dr. José Costa é um economista que tem uma história de vida em que revelou especiais qualidades de gestor».

Final do discurso do Presidente da Câmara, Élio Maia (PSD/CDS-PP), no dia do município: «O meu coração está com Aveiro e com os aveirenses. Defendo que o coração de um político não tem que estar na cabeça, mas deve estar na sua terra e no seu povo. Por isso, ele está aqui, com a felicidade de palpitar junto a todos vós.»

Associa-se mais facilmente o populismo a personagens estridentes como Hugo Chavéz ou Alberto João Jardim. Contudo, a forma de populismo em crescendo na Europa é de um cariz diferente, mais formal e polido. Idiossincrasias pessoais de Berlusconi e Sarkozy à parte (que são muitas e que nada tem a ver com o presente debate), ambos são os políticos de maior sucesso e refinação nesta nova forma de comunicação política que se baseia numa única ideia chave: não há opções políticas diferentes, quem concorre ao poder é para executar as mesmas opções políticas, pelo que a única diferença é a competência do candidato em as passar à prática.

Esta forma de comunicação política tem ganho terreno sobretudo com a universalização das verdades de Fukuyama e com a capitulação dos partidos tradicionalmente social-democratas ao sistema vigente. Mais do que escolher o modo como nos organizamos em sociedade, as eleições são retratadas como a escolha dos melhores gestores para gerir o sistema vigente. Mas esta decretada não-escolha é uma escolha efectiva pelas políticas do sistema dominante.

Assim, não é de admirar que as eleições se disputem cada vez mais no campo da comunicação e menos no campo da discussão da organização social, presente e futura, defendida por cada candidatura. Passamos ao paradigma da política do "é preciso é que isto ande para a frente", como se só existisse um único caminho, uma única opção. Uma das consequências é a crescente supremacia das empresas de comunicação na definição das linhas de acção dos partidos. Se com Menezes a coisa se tornou evidente, a prática já vinha de trás e é para continuar: José Sócrates contrata equipa de Obama para as legislativas.

O que digo nestes três parágrafos não é nada de novo, nada que já não tenha sido escrito e reescrito por inúmeras pessoas. Nem sequer cada caso particular é relevante, espantoso é apenas como a tese é validada pela realidade.

Etiquetas: ,

Por falar nas idiossincrasias de Berlusconi...

quarta-feira, maio 13, 2009

Política de classe

Há uma semana, o patronato pediu a nacionalização de uma empresa de seguros de forma a que o estado garanta o risco da actividade exportadora das empresas.

O Governo solícito, vai nacionalizar uma companhia de seguros de crédito à exportação, admitindo que ainda não sabe quanto nos custará esta compra.

Ainda não há muito tempo, a nacionalização era um instrumento do demo. Agora é o prato do dia para salvar quem tudo tem. Já assim foi no BPN, assim será no BPP. Em sinal contrário, as nacionalizações que fazem sentido para que aquilo que é de todos esteja ao serviço de todos, ainda para mais aliviando a nossa factura, como os casos da EDP e da GALP não é opção, é imprensável, não é possível. Estranho mundo o de Sócrates.

Etiquetas: ,

Pode não ser grande primeiro, mas a vender peixe não há melhor

domingo, maio 10, 2009

Paradoxo

O que faz o corpo de intervenção da polícia na Bela Vista? Protege a polícia!!

Etiquetas:

sexta-feira, maio 08, 2009

Apanhar balas com a nuca

Bansky

No noticiário da SIC, em directo do Bairro da Bela Vista onde populares protestavam contra a acção da GNR, a jornalista descreveu os acontecimentos da véspera com esta expressão enigmática: «...um jovem de 20 anos que apanhou uma bala da GNR na nuca», assim mesmo e sem outra explicação.

Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 06, 2009

Empresários pela nacionalização

Aqueles que sempre se bateram pelas privatizações, para assim ficarem com o bolo todo, são aqueles que agora pedem para o Estado assumir o risco dos seus negócios privados: Associação Empresarial de Portugal efendem a renacionalização de uma seguradora de crédito para salvar as exportações.

Etiquetas:

sábado, maio 02, 2009

A tradição já não é o que era...


... especialmente porque só existe desde ontem e por decreto.

O noticiário da SIC transmitiu uma reportagem sobre o novo doce tradicional de Cascais, denominado Don Carlos, resultado de um concurso de cozinha. De seguida foi em directo para uma esplanada de Cascais para o dar a provar e registar a degustação.

Etiquetas: