sexta-feira, julho 31, 2009

Gabriel Olim ainda não foi demitido!

[roubado ao womenage a trois]

A campanha que se impõe ao Instituto Português do Sangue após esta entrevista do seu presidente.

Etiquetas:

Os donos do voto e o voto inútil


Raúl Martins, primeiro da lista do PS à Assembleia Municipal de Aveiro, é o autor desta prosa. O PS mantém-se fiel à sua nova forma de comunicação: a escolha é entre homens e não entre ideias. A distinção entre ideias PS+PSD/CDS seria aliás bastante complicada. A política é assim resumida à espera por candidatos messiânicos para gerir o existente e não à escolha do modelo social por parte dos cidadãos.

Este texto é claramente reflexo do seu desespero [«Sabemos que o plebiscito nos poderá ser desfavorável»]. Para Raúl Martins, o PS não precisa merecer os votos nem de apresentar soluções que os cidadãos reconheçam como a resolução dos seus problemas. Nem esse deve ser o critério do voto. Não! Para Raúl Martins, as eleições resumem-se à aritmética do voto com base na chantagem do "voto útil". Assim, não admira que grande parte da população se manifeste insatisfeita e que julgue que o voto nada mude.

Todos os votos contam. O voto apenas poderá ser útil na medida em que exprima a consciência do cidadão e na medida em que a organização social que defende seja aplicada. O objectivo da esquerda é a transformação social.

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 29, 2009

Política do rissol e do croquete


Enquanto deputado municipal recebo convites da ou através da Câmara Municipal de Aveiro para tudo o que é evento político de rissol e croquete: desde o jantar com o Presidente da República até ao jantar com a Administração do BCP, passando por um rol infindável de eventos de socialité.

Porém, nunca fui fã de salgadinhos e a transformação social não é feita de rissol na mão.

Posto isto, amanhã vai ocorrer uma insignificância: nove municípios do Baixo-Vouga vão assinar uma parceria que envolve o sistema de abastecimento público de água e de saneamento, que terá a duração de 50 anos e que abre a porta à privatização. Este negócio foi desenvolvido no segredo dos deuses, nas costas da população e dos trabalhadores dos SMA. Foi negociado ainda antes da legislação que o torna possível ter sido aprovada e ao que parece, o executivo PSD/CDS-PP sonegou um estudo da oposição. O negócio em momento algum foi sufragado pela população.

Daqui a 50 anos, com sorte, terei 78 e a maior parte dos que a negoceiam não estarão cá para contar como foi. Contudo, nem convite nem aviso. É assinar que se faz tarde e as eleições estão à porta, e já se sabe que não se pode confiar na vontade popular. Tal como o resto do processo, a assinatura da parceria é anunciada na véspera para que a população não possa participar em tão magnânime acto.

Há deputados municipais que se contentam com o rissol e com o croquete...

Etiquetas: ,

segunda-feira, julho 27, 2009

Crítica popular ao Primeiro-Ministro

Etiquetas: ,

quinta-feira, julho 23, 2009

Exército de reserva

quarta-feira, julho 22, 2009

The show must go on

Será que contrataram a mesma empresa de comunicação: Adoro Aveiro; Por Coimbra com Amor?

Etiquetas: , ,

terça-feira, julho 21, 2009

Imagens da Avenida

Por esta altura na Avenida

Etiquetas: , ,

sexta-feira, julho 17, 2009

Imagens da crise

Ontem em Aveiro

Etiquetas: ,

quinta-feira, julho 16, 2009

Banco de Portugal



Ontem fui abrir uma conta à Caixa Geral de Depósitos. Como condição necessária, definida pelo Banco de Portugal, tive que entregar um comprovativo de morada e de entidade empregadora... isto apesar de já ter conta na CGD, de receber cartas da CGD e de receber o meu salário numa conta da CGD.

Moral da história: podemos sair do BPN com sacos de dinheiro, mas para abrir uma conta há que cumprir a burocracia.

Etiquetas:

domingo, julho 12, 2009

Programa de governo

Já com uma semana de atraso, deixo aqui o link para o programa de governo elaborado pelo Bloco de Esquerda. Para que não restem dúvidas sobre a vocação do Bloco e sobre as suas propostas. A lista de candidatos pelo distrito de Aveiro também já está disponível aqui.

Etiquetas:

sábado, julho 11, 2009

Água, bem público

Bundanoon, uma localidade australiana com 2.500 habitantes, proibiu a água engarrafada! Agora só garrafas reutilizáveis para encher nos fontanários públicos!

Etiquetas:

quinta-feira, julho 09, 2009

Queixa Diário de Aveiro

A direcção distrital de Aveiro do Partido Comunista Português fez uma queixa à Comissão Nacional de Eleições e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social scontra o Diário de Aveiro. A queixa pode ser lida na integra aqui.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, julho 03, 2009

Um partido que encara as coisas de frente


Manuel Pinho contribuiu mais uma vez para o anedotário nacional. Manuel Pinho ia ser novamente o número 1 do PS por Aveiro nas legislativas.

Etiquetas: ,

Sondagem

Infografia Diário de Aveiro

Estes são os resultados da recente sondagem GEMEO/IPAM/Diário de Aveiro, sendo que os dados em bruto foram:
PSD/CDS: 194
PS: 55
BE: 22
CDU: 2
NS: 90
NR: 22

Nas eleições autárquicas de 2005 os resultados foram os seguintes:
PSD/CDS: 47,55%
PS: 39,32%
CDU: 4,41 %
BE: 3,52

Etiquetas:

Voto inútil


Manuel Pinho foi o cabeça de lista do PS pelo distrito de Aveiro nas legislativas de 2005. Desde então, declarou o fim da crise e foi vender trabalho barato português para a China. Ainda teve tempo para recomendar papas mayzena. O país e o distrito tem um nível de desemprego que retrata uma governação falhada, mas acabou de sair por um par de cornos (ou chifres como leio por aí). Depois venham-me dizer que isto é que é o voto útil...

Etiquetas: ,

quarta-feira, julho 01, 2009

Para políticas de direita não preciso da esquerda

Pelo país e pela região, as parcerias Águas de Portugal - municípios tem tido votações muito tácticas. Parece haver a aproximação de um padrão: os partidos onde estão no poder votam a favor, onde são oposição votam contra. Mas mais notável parece ser o caso de Beja:

Mais de duas dezenas de municípios do Alentejo preparam-se para entregar 51% a gestão da água, por 50 anos, à empresa "Águas de Portugal". Em Beja, a proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS, PSD e CDU. O Bloco de Esquerda votou contra e avisa que está aberto o caminho à privatização da água, dado que "é mais que provável" a futura privatização das "Águas de Portugal".

Hoje será a vez da Assembleia Municipal de Aveiro discutir este assunto.

Etiquetas: ,