segunda-feira, dezembro 29, 2008

A construção de uma nova normalidade


O conceito de "terrorismo" deslocou-se de um significado que definia o tipo de actos praticados para um novo significado que define os actos consoante os seus autores. Temos portanto uma abordagem literal que foi gradualmente substituída por uma abordagem propagandística que agora se assume como a nova normalidade.

Os tempos que correm corroboram a actualidade do artigo de Noam Chomsky escrito em 1991: «International Terrorism: Image and Reality».

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, dezembro 24, 2008

O que nasceu primeiro: o ovo ou a fundação?


As Assembleias Estatutárias que decidiram a passagem das Universidades de Aveiro e do Porto a Fundação de direito privado eram constituídas pela reitora, representantes da comunidade docente, estudantes e «personalidades de reconhecido mérito e valor para a Universidade».

Na direcção das universidades que passem a Fundação estarão presentes "personalidades de reconhecido mérito e valor", vulgo representantes de empresas da sociedade civil. Não deixa de ser curioso que, na Assembleia Estatutária que decidia ou não a passagem a Fundação daquela que ainda era uma Universidade, já incluisse os ditos representantes da sociedade civil. Do seu voto dependia portanto se os mesmos poderiam ou não fazer parte da administração da universidade.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Não há fundação? Não há dinheirinho!


No dia em que o Público tem na sua capa que «[n]os últimos três anos, as transferências do Estado para as instituições de ensino superior têm vindo a diminuir e já não chegam para cobrir as despesas correntes», eis que para o lado de Aveiro se deu o milagre das rosas e, para aquilo que não havia dinheiro, passou a haver e para muito mais: a Universidade de Aveiro passa a Fundação pública de direito privado e é contemplada com um contrato-programa com o ministério que prevê «o reforço das infra-estruturas e equipamentos, científicos e de ensino, a contratação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento de medidas específicas de apoio aos estudantes».

A chantagem está bem à vista. Ou aceitam o modelo de Fundação e a consequente mercantilização do ensino e da ciência, com os interesses privados com assento na direcção da mesma e a tomarem as decisões sobre um serviço de interesse público e colectivo, ou então definham sem dinheirinho!

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Jingle bells


Jingle bells, jingle bells,
Jingle all the way;
Oh! what fun it is to ride
In a one-horse open sleigh.
Jingle bells, jingle bells,
Jingle all the way;
Oh! what fun it is to ride
In a one-horse open sleigh.

Etiquetas:

A esquerda enquanto não for de direita não serve para nada


Apesar da inveracidade de alguns elementos do texto, é impossível não adorar o artigo "A esquerda inútil" de Leonel Moura no Jornal de Negócio de hoje, onde se pode ler que «O Bloco é aliás um projecto falhado».

Etiquetas:

Conhece o Mosteiro do Jerónimo?

As futuras instalações do Pingo Doce, haja quem pague

O governo apresentou uma proposta de lei onde se lê que a "gestão do património histórico passará a ser feita em nome de ‘novas exigências económicas e sociais que apontam no sentido da rentabilização do domínio público" e "de uma ‘riqueza colectiva a explorar'".

Temos portanto que para o governo, os monumentos históricos e a memórica coletiva nada mais é do que uma qualquer mercadoria pronta a ser transacionada no mercado caso se trate de um bom negócio.

Etiquetas: ,

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Um povo espoliado: o melhor negócio de todos


Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola, acabou de comprar quase 10 por cento do BPI. Com a benção dos senhores do regime e ainda dos queridos camaradas do PCP.

Etiquetas: ,

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Descubra as diferenças

[a coisa não era tão bonita como retratado na imagem]

Como o Vento Sueste relata, o último regime feudal da Europa - a ilha de Sark - foi deposto este ano. Dois irmãos milionários compraram um lote de terreno da ilha em 1993, sendo que em 2005 (após conflitos de interesses com o senhor feudal) decidiram apresentar queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

A queixa teve provimento e realizaram-se eleições. Os candidatos ligados aos milionários foram eleitoralmente esmagados, pelo que os irmãos fecharam todos os seus negócios na ilha deixando um sexto da população no desemprego.

Não posso deixar de reparar na pacífica coexistência do capital com o feudalismo enquanto isso serviu os seus interesses; do desrespeito do capital pela democracia; e ainda da irracionalidade que é o poder privado de usar a posse dos meios de produção como chantagem à democracia.

Etiquetas: ,

sábado, dezembro 13, 2008

Isso tudo e ainda vinho verde


Almeida Santos concorda com Guilherme Silva: não deve haver votações à sexta-feira já que os deputados faltam! O motivo invocado é que é diferente! Parece que os deputados ganham pouco e tem direito à sua vida profissional, Almeida Santos defende mesmo o aumento do salário dos deputados. Premiar quem não cumpre os comprimissos porque não cumpre os compromissos assumidos com a população, parece bem... hum...

Curiosamente esta é a mesma malta que não aumenta o salário da minha classe profissional desde 2001, com uma perda real de salário de 18%, sem direito a subsídio de férias nem Natal, nem subsídio de desemprego, e que nos mantém permamentemente precários e... que nos exige exclusividade de funções, mesmo que outras funções fossem realizados fora do horário normal de trabalho!

Os deputados - e demais eleitos em democracia representativa - representam a população e lutam para aplicar o modelo de organização social que defendem e que foi sufragado. No que me toca, não merece o meu voto quem não queira exercer com dignidade estas funções mesmo que isso lhe custasse uma perda em relação ao salário que auferia antes.

Para mais, os pressupostos de Almeida Santos são bastante enganadores já que. para além de os deputados ganharem bastante acima da média dos cidadãos portugueses, muitos são os exemplos conhecidos de quem usou a Assembleia da República e o Governo como trampolim para administador de qualquer coisa com salário milionário.

Etiquetas: ,

Salvem os ricos, ajudem os milionários


Os Contemporâneos [via Arrastão]

Etiquetas: ,

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Humor de qualidade *


Em Londres vi esta gralha a saltar pelo parque fora a debicar o chão. Sabem o que a gralha procurava? Uma errata!!

* - inventado por mim nem podia ser de outra forma

Etiquetas: , ,

Há poetas à solta nas ruas da Grécia

terça-feira, dezembro 09, 2008

A vida familiar dos deputados e as quecas dos trabalhadores

Acabei de ouvir o deputado do PSD Guilherme Silva a falar na TSF [ouvir aqui] a propósito da ausência de 30 deputados do PSD (num total de 75) na votação que suspendia a avaliação dos professores.

Guilherme Silva defende que deixe de haver plenário às sexta-feiras no Parlamento, já que muitos deputados são de fora de Lisboa e precisam de mais tempo para a sua vida familiar. Não deixa de ser enternecedor que quem aprovou sucessivamente códigos de trabalho que desregulam horários e jornadas laborais ao ponto de casais de trabalhadores terem dificuldade em se encontrarem juntos em casa (ou então encontrarem-se demasiado cansados) para dar uma simples queca, esteja agora tão cioso da sua vida familiar. Acaso vão propor que os trabalhadores também possam ser dispensados à sexta-feira para estar com a família ou se dedicarem a si?

Etiquetas: , ,

Aguarda-se nova edição revista

Como Assaltar Bancos Sem Violência
Roderic Knowles
Editorial Futura, 1972

[capa e contra-capa: clicar nas imagens para ampliar]


Face aos grandes negócios que tem decorrido, uma nova edição revista e anotada pelos heróis do nosso tempo seria de certo um sucesso de mercado.

Etiquetas: ,

domingo, dezembro 07, 2008

Back to action


Estive estes últimos dias em Londres, onde deu para perceber que, muito em breve, a comida mais popular por lá será Soylent Green (a foto não faz juz à realidade). Como tal, e como sempre, tenho uma data de factos desinteressantes para partilhar aqui no blog.

Entretanto parece que também fizeram um sondagem retro.

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 02, 2008

Interesse público: salvar as grandes fortunas


O Estado, todos nós portanto, garante 450 milhões de euros de fundos aos seis bancos que vão salvar o Banco Privado Português. Antes deste aval do Estado, portanto em condições normais de mercado, ninguém nem nenhum banco pegou naquela instituição financeira. Obviamente porque era um mau negócio e com um risco inerente demasiado grande, agora assumido pelo Estado.

O BPP é um banco de investimento e não um banco comercial. O BPP assumia-se como um banco gestor de grandes fortunas, tendo apenas três mil clientes. Ao longo dos anos, foram distribuídos dividendos pelos accionistas (30 milhões nos últimos três), os administradores tiveram salários de luxo e os clientes viram os seus investimentos serem altamente renumerados.

Portanto, ao longo de todos estes anos os accionistas e investidores enriqueceram à custa da especulação. À luz dessa mesma especulação, o banco aproximou-se do colapso e em vez de serem os responsáveis pela situação e os lucros anteriores a garantir a viabilidade do banco, todos os contribuientes são chamados a garantirem os lucros da ganância (mesmo quando ela gera prejuízos), ao mesmo tempo que transformam este banco num novo produto financeiro a ser devorado por outros. Mesmo numa lógica de economia de mercado, a má gestão é premiada à custa do esforço e trabalho de todos nós. Estranha missão de interesse público.

Etiquetas: , ,

A nova esquerda


Apresentação do livro "A Nova Esquerda - Raízes teóricas e horizonte político" de Celso Cruzeiro, amanhã [quarta-feira] às 21h30 na Universidade de Aveiro, mais informação aqui.

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Depois do Magalhães, o Meireles

Fogão Meireles [clicar na imagem para aumentar]

Se durante o Outono Sócrates andou a distribuir Magalhães por todo o país, no Inverno a sensação será o Meireles!

Etiquetas: