segunda-feira, abril 30, 2007

Revisionismos à escala pessoal (e a outras)

Temos uma relação amorosa. Termina e ficamos com um álbum repleto de fotos com esse antigo amor. O que fazemos? Descartamos ou removemos essas fotos? Apagamos essas fotos quando iniciamos nova relação?

Eu sou a soma do que sou com o que fui.

A despropósito, após as eleições internas o site do PP esteve inactivo. Agora voltou com 17 fotos de Paulo Portas só na página inicial. (O Pedro é que as contou que eu não teria paciência)

Resultados da Auditoria à CMA

Finalmente hoje foram conhecidos os resultados da auditoria privada (custou 150 mil euros, quando ao mesmo tempo decorria uma gratuita do IGF) que tinha como principal objectivo apurar objectivamente a dívida da autarquia. O consenso em torno da dívida permitiria ultrapassar esta questão (mas não esquecer as responsabilidades) omnipresente no discurso do executivo e começar a planear e discutir a actividade presente e futura. Escrita esta introdução, eis os resultados da auditoria:

PSD e PP: A dívida é de € 250 milhões.
PS: A dívida é de € 168 milhões

(nota: os restantes partidos e cidadãos ainda não tiveram acesso aos resultados da auditoria)

Etiquetas: ,

domingo, abril 29, 2007

Enterro no Estádio

Só há liberdade a sério quando houver
A paz, o pão
habitação
saúde, educação
Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir


Pela primeira vez os concertos da semana do enterro foram no Estádio! Com o autocarro a sair da cidade pela rotunda das praias, a viagem parece infindável e assola a memória se teremos autocarros para as queimas do Porto e Coimbra.

Saído do autocarro no autocarro no Estádio há que caminhar umas centenas de metro pela encosta de estacionamento acima até finalmente atingir o local prometido. Aí, para além das tendas de música e das barraquinhas de bebida, há carros de choque, carrocéis e simuladores de realidade virtual... só faltam as roulotes de farturas.

Apesar de considerar que - geralmente - os concertos das queimas deixarem sempre a desejar, Sérgio Godinho e Da Weasel deram espectáculo. Horrível é mesmo o facto do recinto (parque de estacionamento) ser todo inclinado para a direita. Confesso que para quem como eu tem as pernas do mesmo tamanho, é uma chatice assistir a concertos num local com elevado declive lateral.

Etiquetas: ,

sábado, abril 28, 2007

Fábrica de biodiesel no porto de Aveiro

O Bloco de Esquerda emitiu um comunicado relativamente à fábrica de produção de biodiesel do porto de Aveiro. Para mais a primeira pedra desta fábrica foi assente por um membro do Governo, sendo que a obra já bastante adiantada, não está licenciada ambientalmente.

O corolário e o link para o texto: A produção de energia a partir de plantas oleaginosas é uma prática insustentável - energética, ambiental e socialmente.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, abril 27, 2007

Novas Oportunidades

[publicado no Diário de Aveiro, 27 de Abril de 2007]


1. Recentemente, o Governo lançou uma campanha publicitária para divulgar o seu programa Novas Oportunidades. Na campanha podemos ver personalidades públicas “bem sucedidas”, numa realidade alternativa onde não estudaram e, como tal, desempenham profissões “menos meritórias”, seja lá o que esta classificação subjectiva das actividades profissionais for.

Embora seja meritório um programa de incentivo à continuação dos estudos, entendo que nesta campanha publicitária existem tremendas confusões. Antes de mais, vende a ideia de que a conclusão dos estudos permite automaticamente emprego qualificado. Basta ver o número de trabalhadores qualificados que exercem a sua actividade fora da sua área de formação e de forma precária, como em centros comerciais ou alugando-a a empresas de trabalho temporário. A campanha esquece ainda o número de estudantes universitários que trabalham nessas mesmas profissões para pagar a sua formação. Não reconheço portanto nestes anúncios o meu país, sendo que ao esconder e negar esta realidade apenas funciona como propaganda ao Governo, branqueando as políticas que sucessivamente levaram à situação que enunciei.

Em segundo lugar, a campanha valoriza mais o estatuto social do grau de ensino do que os conteúdos obtidos nesse percurso, já que existem várias formas de adquirir conhecimento.

Em terceiro, a campanha publicitária transparece o modelo de ensino que o Governo perfilha. Progressivamente a formação e o ensino público, em todos os seus níveis, é dirigido para preparar e adequar o cidadão a mão-de-obra para responder às necessidades das empresas empregadoras, de forma a aumentar a sua produtividade e lucro. Se compreendo que se deva responder a esta necessidade, em caso algum o ensino público se deve cingir a esta componente. A escola e a universidade são locais de excelência para a formação – não se leia formatação – do cidadão. A escola não serve apenas para atribuir competências, mas também conteúdos e fomentar a consciência critica, a discussão e a cidadania.

Por último, para demonstrar que a campanha não tem qualquer ligação à realidade bastaria que trocassem os actores. Em vez de convidarem Judite de Sousa, porque não realizar o anúncio com alguém que não tenha prosseguido os estudos como José Saramago, tão só Prémio Nobel da Literatura?

2. O Ministério do Ensino Superior decidiu encerrar a Universidade Independente por esta não reunir as condições mínimas necessárias para o seu funcionamento. Nas fiscalizações periódicas a que Independente – e todas as outras universidades – são sujeitas nada lhe foi apontado, tinha portanto todas as qualidades e condições para manter a actividade. Portanto que se pode pensar agora? Que de facto durante todo este tempo a Independente foi um estabelecimento de ensino de qualidade e que agora, de um momento para o outro, se deteriorou de tal forma que o seu encerramento é a única solução!

Esta semana foi a vez de conhecermos as tropelias na Universidade Autónoma.

Contudo, mesmo que o encerramento da Independente seja irreversível, terá uma segunda oportunidade? É que na imprensa já correm informações que alguns dos sócios da Independente se preparam para abrir uma universidade com outro nome (Pedro Alves Cabral), nas mesmas instalações da Independente e com o actual corpo docente.

Por quanto tempo mais teremos que ouvir a ladainha de que a gestão privada é mais eficaz e de maior qualidade que a pública? Quando alguém se lembrar de privatizar o ensino superior em Portugal?

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 26, 2007

O país das 20 horas

Já chegamos ao ponto em que os túneis se inauguram às 20 horas. Também os relatórios clínicos de pacientes passaram a ser tornados públicos às 20 horas de cada dia.

Etiquetas:

quarta-feira, abril 25, 2007

Bem sei que esta altura de Abril é lixada

A coisa previa-se, fiz o emocionado apelo dois textos abaixo, mas de nada valeu. O Prof. Arroja abandonou o Blasfémias! Uma promissora carreira que terminou antes do seu tempo!

Uma dica para o Prof. Arroja: para a próxima generaliza e achincalhe apenas as mulheres e deixe os judeus descansados, assim os seus comparsas liberais não o incomodarão.

Em Setembro lia-se no Blasfémias: «É quase desnecessário dizer da importância que atribuímos à sua entrada no blog, da qual certamente todos viremos a beneficiar, particularmente os nossos leitores e a opinião pública portuguesa. Passaremos, assim, a contar no Blasfémias com a opinião regular de um dos mais importantes defensores da Liberdade que Portugal conheceu nas últimas décadas.»*

* - Não confundir defensor da liberdade com anti-facista, vide.

Etiquetas: ,

terça-feira, abril 24, 2007

E falo eu de ditadura cultural

Cenas passadas em minha casa nos últimos tempos:

* Há cerca de um mês, S. enquanto basculhava os meus cd's para meter música: Só tens Mão Morta!?

* S. passadas duas horas quando basculhava os meus dvd's para escolher um filme para vermos: Bolas, só tens filmes do Woody Allen!?

* Há cerca de duas semanas Z. enquanto analisava o meu leitor de mp3 recém comprado: Isto dá para organizar as músicas por artista? Oh, também, para ti tanto faz! Só vais meter Mão Morta nisto!

Em Directo (Para a Teelvisão) - Mão Morta
[A música ainda está muito pesada, ver se amanhã a meto em menor resolução. Até lá convém esperar um pouco para ir carregando e play]

Etiquetas: , , ,

Deixem jogar o Professor Arroja

Ainda me lembro quando há uns meses no Blasfémias anunciavam com pompa e circunstância que o Prof. Pedro Arroja passaria a escrever no blog. Desde então ficamos a saber que a mulher protestante é mais barata que a católica, que o pai delega autoridade na mãe, entre milhares de outros factos interessantes sobre as mulheres.

Pedro Arroja brinda-nos agora com outra carta astral [expressão com a devida vénia]: usar sempre dupla precaução a interpretar as ideias filosóficas, científicas ou de opinião provenientes de um judeu.

Recordo-me que a primeira polémica com o Prof. Arroja foi a sua peregrina ideia de que os votos deviam poder ser comprados e vendidos como qualquer outro produto na economia de mercado, segundo a qual ficariam satisfeitos e a ganhar.

Agora, após a indiferença e o silêncio perante as cartas astrais da mulheres-donas-de-casa os blasfemos indignam-se com o mesmo tipo de generalização aplicada aos judeus! Gosto particularmente da etiqueta: «nunca mais recomendo ninguém para este blogue, se o arrependimento tivesse conversão pecuniária estava rico!». Mas vá, não sejam assim, confesso que gosto de ler na diagonal os textos do estimado Professor, encontram-se sempre pérolas inestimáveis! Que a write up comedy continue!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, abril 23, 2007

O Presidente que sonhou com um hotel, residências e um campo de golfe

O Presidente da Câmara de Ovar está incrédulo e chocado pelo facto do Ministério do Ambiente ter chumbado um complexo imobiliário (hotel, residências e campo de golfe) que se situaria em cima das dunas em frente à praia do Furadouro (o local que em toda a costa portuguesa mais sofre de erosão costeira: 9 metros de recuo por ano).

O Presidente da CMO já comunicou a sua insatisfação e discordância a várias entidades e ao próprio Primeiro-Ministro na esperança de um volte-face.

Prestemos um minuto solidário ao Presidente da Câmara de Ovar!

Etiquetas: ,

O Presidente que sonhou com um parque de estacionamento

Hoje, em entrevista ao Diário de Aveiro, o Presidente da Junta de Freguesia de Canelas (Estarreja) identifica como único problema da sua Freguesia rural e envelhecida a falta de um parque de estacionamento.

Etiquetas:

sexta-feira, abril 20, 2007

Conferência sobre política de solos na Moita

A Várzea da Moita e um grupo de cidadãos promove, nos dias 18 e 19 de Maio, a Conferência [info aqui e mais detalhada aqui]:

Uma Verdade Inconveniente
as Mais Valias Urbanísticas e o Ordenamento do Território:
O Interesse de Portugal e dos Portugueses

Eu, como se pode ver aqui, apresentarei o tema Mais Valias Urbanísticas: o negócio que caiu do céu. De futuro, com mais tempo, voltarei a abordar a Conferência. De momento quero realçar a importância da temática para o desenvolvimento do país, quer a nível de ordenamento o território, ambiental, económico e no combate à corrupção. E quero assinalar a importância da primeira iniciativa nacional que visa a discussão deste tema.

Etiquetas:

quinta-feira, abril 19, 2007

Cantos de Maldoror

A partir de “Os Cantos de Maldoror”, a obra-prima literária que Isidore Ducasse, sob o pseudónimo de Conde de Lautréamont, deu à estampa nos finais do séc. XIX, os Mão Morta, com os dedos de alguns cúmplices, estruturaram um espectáculo singular onde a música brinca com o teatro, o vídeo e a declamação.

Saber mais sobre o espectáculo aqui. A estreia é a 11 e 12 de Maio no Theatro Circo em Braga.

Etiquetas: , , ,

O proscrito

Discurso de Ricardo Araújo Pereira nas comemorações do 25 de Abril vetado pela JCP. Os hereges que saem do PCP, como o RAP, jamais poderão conspurcar a alma imaculada da luta proletária dos iluminados.

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 18, 2007

Perdidos e Achados - parte III e tal

Como o tempo se esvaece, deixo aqui as buscas que via Google vieram parar aqui à tasca. Não deixo comentários, mas estejam à vontade!

tudo vem cá parar, desde a pesquisa do maior enigma do século (mas não de secular) português:
* a mulher do pedro arroja

passando pelas mais fantásticas fantasias sexuais:
* siamesas em filme pornografico
* fotos de autopsia corpo feminino
* Profissões que usam Taier
* mulher peladas em via publica
* quando se opta pelo implante peniano
* sexualidade na visão messiânica
* prostituicao em aveiro sitios


passando por curiosidades legítimas, e procura de informação útil:
* rabbit erythrocytes for agglutination
* ludibriar eleitores
* estou a ligar por causa da divida
* como aceder ao serviço de doentes em fátima
* ouvir o inaudível é uma qualidade necessária ao bom dirigente
* piadas sobre a licenciatura de josé socrates
* enfiadas de petas..
* webcam das trevas
* exemplo matemático de redução ao absurdo no quotidiano
* consequencias do aquecimento global na musica
* aborto por má formação elsa raposo
* ilusão para religião

Etiquetas:

segunda-feira, abril 16, 2007

O negócio que vem do céu - parte II

Já aqui tinha referido que passaria a funcionar um Centro de Ajuda Espiritual no antigo cinema Estúdio 2002. Por pura inocência minha pensei que o espaço seria alugado. Nada disso, o negócio celeste é opulento, como tal o cinema foi mesmo comprado pela IURD.

Mais informações no Diário de Aveiro de hoje. Caso padeçam de «doenças incuráveis, insónias e pesadelos, nervosismo, desmaios, ataques ou vícios, desemprego, dívidas ou desejo de suicídio» apareçam que a fé cura.

Etiquetas: ,

domingo, abril 15, 2007

Instant love

No meu telemóvel, nas mensagens "modelo" (isto é, nas mensagens predefinidas que vem de origem com o telemóvel) existe a seguinte:

Também te amo

Os programadores da Nokia são geniais! Deixa de ser necessário escrever mensagens originais e sentidas! De facto, Nokia connecting people!

Etiquetas:

sábado, abril 14, 2007

Código postal

Parece-me que a investigação da TVI constitui um ponto de viragem no caso da licenciatura de José Sócrates. De acordo com a notícia que abriu o noticiário de hoje da TVI, o certificado de habilitações de Sócrates que se encontra na Câmara de Covilhã apresenta um código postal e um número de telefone da Universidade Independente que à data não existiam.

O certificado de habilitações com data de emissão Agosto de 1996, apresenta o código postal 1800-255 e o número de telefone com indicativo 21. Só em 1998 é que foi introduzido o código postal de 7 dígitos (antes era apenas de 4); e só em Outubro de 1999 é que o indicativo passou a ser 21, antes era 01. Este certificado de habilitações serviu para a requalificação profissional de José Sócrates, publicada apenas em 2000. (José Sócrates é ainda quadro na Câmara Municipal da Covilhã).

Portanto, esta informação não nos remete apenas para um caso em que alguém utilizou o título Engenheiro sem ter direito ao mesmo (o que apenas Marques Mendes e mais alguns consideram grave). José Sócrates deve esclarecimentos ao Parlamento.

Adenda: parece que a blogosfera foi novamente mais rápida que os media. Podem verificar aqui as evidências que a TVI agora reportou e ainda ver a imagem do dito certificado.

Etiquetas:

O negócio que veio do céu

Bem no centro de Aveiro, no antigo Cinema 2002 passará a funcionar o Centro de Ajuda Espiritual! A coisa será inaugurada pelo Bispo de Portugal!

Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 13, 2007

Tudo boas notícias

[publicado no Diário de Aveiro, 13 de Abril de 2006]


Pelos jornais, tomei conhecimento que esta semana o Supremo Tribunal de Justiça condenou o jornal Público a pagar uma indemnização de 75 mil euros ao Sporting Clube de Portugal, por ter publicado uma notícia que divulgava que o clube devia 460 mil euros ao fisco. A ser assim, não me cabe contestar uma decisão judicial, mas interessa reflectir sobre a decisão, não só por este caso específico mas principalmente pelos danos que pode causar em casos futuros e no condicionamento da actividade de imprensa.

A informação publicada pelo jornal Público em 2001 é verdadeira, tal como foi reconhecido pelo Supremo Tribunal de Justiça. Contudo pode-se ler no acórdão que: «É irrelevante que o facto divulgado seja ou não verídico para que se verifique a ilicitude a que se reporta este normativo (…)». Entendeu o Tribunal que a publicação da notícia – ainda que verdadeira – ofendeu o «crédito e o bom-nome do clube de futebol, que disputa a liderança da primeira liga».

Esta decisão vem contrariar as decisões do Tribunal de primeira instância e do recurso no Tribunal da Relação. Foi aliás iniciativa do clube processar o jornal. Entretanto o jornal irá recorrer para o Tribunal Europeu. Portanto, nesta decisão em que a verdade é mero exercício irrelevante, parece que o que atenta contra o bom-nome da instituição é a publicação dos factos e não os factos em si.

A verdade não pode ser irrelevante quando se fala da publicação de notícias, nomeadamente uma notícia como esta, que denuncia uma prática lesiva do Estado, o incumprimento do pagamento ao fisco, logo lesiva do interesse colectivo.

Foi entendido que «não havia em concreto interesse público na divulgação do que foi divulgado», portanto serão as instituições judiciais que devem a ditar ou fiscalizar a linha editorial de toda a comunicação social nacional? Serão estas instituições judiciais que devem ditar quais as notícias que são publicada e as que ficam na gaveta? A sociedade passa bem sem este controlo judicial sobre a publicação de informação verdadeira.

Esta decisão poderá ser seriamente lesiva para a liberdade de imprensa. A verdade não pode ser irrelevante quando se fala da publicação de notícias. Sendo judicialmente e monetariamente condenável a publicação da verdade, desde que essa verdade seja atentatória ao bom-nome, que tipo de imprensa teríamos? Uma imprensa que apenas publicaria notícias laudatórias? Uma imprensa que se dedicaria apenas a temas “cor-de-rosa”? Seria preferível a imprensa mentir para proteger o bom-nome de cidadãos e instituições? As notícias que relatassem actos ilícitos, ainda que provados, constituiriam matéria para o Tribunal condenar o órgão de comunicação? A corrupção, por exemplo, deixaria de ser notícia?

São demasiadas e demasiado lesivas para a liberdade de imprensa e para a própria democracia as questões que esta decisão levanta. O direito do cidadão à informação é essencial na e para a democracia, até para o controlo democrático dos poderes. Nem tudo são boas notícias.

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 12, 2007

Imprensa dos Alinhados

Leio no Arrastão que Ruben Carvalho, Joana Amaral Dias e Medeiros Ferreira deixaram de ser colunistas do "Diário de Notícias", isto pouco tempo após a "redecoração" do Público que ditou o afastamento de vários cronistas.

Em breve, muito em breve, não restará nenhum cronista desalinhado na imprensa nacional. O próximo passo será banir o vocábulo esquerda.

Etiquetas:

Oposição construtiva

Não vi a entrevista de Sócrates, aquela em que o tema central foi o maior problema do país: uma licenciatura. Mas alguém me sabe dizer o que anda agora a dizer o antigo professor da Universidade Independente Marques Mendes?

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 09, 2007

Quem tem saudades da Stasi?

António Balbino Caldeira levantou no seu blog (do Portugal Profundo) a temática da licenciatura de José Sócrates. Volvido bastante tempo, o assunto saltou timidamente para o Público e a partir daí tem vindo a ser tema central em todos os órgãos de comunicação, sendo que na próxima quarta-feira o próprio José Sócrates irá à RTP 1 ser entrevistado sobre o assunto.

Ontem, Raúl Martins (Presidente da Concelhia do PS de Aveiro) escreveu sobre a renovação do contrato de António Balbino Caldeira no Instituto Politécnico de Santarém. Portanto, para contra-argumentar esquece a mensagem e "ataca" directamente o interlocutor, prática muito recorrente mas que a nada leva. A coisa não ficou por aqui e o visado respondeu não só esclarecendo a sua contratação, como nos proporcionando toda uma recolha de informação pessoal sobre Raúl Martins. Até posso compreender a importância de demonstrar a vinculação de R.M. ao PS, mas não compreendo esta obsessão Orwelliana de A.B.C. em recorrer sobre toda a vida de outrém.

Quanto ao Primeiro-Ministro, não me interessa o seu currículo académico, mas sim discutir as políticas que imprime ao país. Nesta questão da licenciatura, apenas interessa uma questão (agora duas): se existiu ou não alguma ilegalidade praticada por J.S. na obtenção da sua licenciatura. De resto, se é ou não licenciado, nada interessa. Aliás, um qualquer Primeiro-Ministro pode muito bem dizer que é astrofísico e que nas horas vagas é a fada sininho que isso não devia interessar, porque em discussões políticas - logo não académicas - os títulos académicos não deveriam ser usados, mas nessas ocasiões a comunicação social sempre os utiliza.

O segundo ponto que agora surge é a eventual tentativa de condicionamento dos órgãos de comunicação social por parte do Governo. A este propósito, após um artigo no Expresso, a Entidade Reguladora da Comunicação Social vai ouvir directores de informação; a SIC-N promove um debate amanhã com os directores de vários jornais; e também amanhã a RCP fará um debate sobre o tema.

Agora, se não se importam esclareçam rapidamente estes dois assuntos de forma a irmos ao que realmente interessa. Compare-se o tempo dedicado à licenciatura nos media com o dado à cobertura das políticas governamentais nas últimas semanas!

Etiquetas: ,

Contrastes

A comunicação social portuguesa recentemente realizou reportagens sobre os protestos dos familiares de pessoas que alegadamente são obrigadas a viver enclausuradas no El Escorial (Espanha). Agora a SIC fez uma reportagem abrangente sobre as as alegadas aparições da Virgem Maria e de Jesus Cristo no El Escorial (Espanha). Ambas as reportagens partiram de um ponto neutro para transmissão da realidade.

Já nem falo em reportagens sobre o assunto, mas para quando o mesmo critério jornalístico sempre para abordar a temática Fátima, que aliás é aqui ao lado ao contrário de Madrid.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 06, 2007

Abriram a caixa de pandora

Neonazis europeus preparam mega-reunião em Portugal: «o PNR exulta "Para nós é muito importante" que os congéneres europeus tenham aceitado vir a Portugal. É que, além de alemães, vêm também espanhóis, italianos, ingleses, belgas e suíços»

Então, mas não eram esses que o PNR queria fora de Portugal?

Etiquetas: ,

Proibido adoecer

[publicado no Diário de Aveiro, 6 de Abril de 2006]


No primeiro dia deste mês entraram em vigor as novas taxas moderadoras. O Governo decidiu aplicar novas taxas moderadoras a doentes que recorram ao Serviço Nacional de Saúde. Assim, um doente que seja sujeito a internamento pagará cinco euros por dia (até a um máximo de 10 dias) e os doentes que forem alvo de uma cirurgia pagarão dez euros.

A justificação do Ministro da Saúde, Correia de Campos para a implementação destas novas taxas foi a moderação do acesso e a valorização do serviço prestado. A justificação dessas novas taxas pela moderação do acesso é simplesmente anedótica, como se alguém optasse por ser operado ou internado por auto-recreação! ­ Vou ao cinema. Está esgotado! Vou remover o apêndice!. Quanto à valorização do serviço prestado, a que se refere o Ministro? Ao encerramento das urgências, serviços de atendimento permanente e maternidades por todo o país, com grande incidência no distrito de Aveiro? Ao facto de Portugal ser já o sétimo país da OCDE com maior despesa per capita no sistema de saúde?

O Governo está a implementar uma política coerente e integrada. O paradigma da gratuitidade dos serviços de saúde é alterado com a transformação das taxas moderadoras em cobranças de serviços. Ao mesmo tempo, serviços e valências hospitalares são encerrados alegadamente porque a sua permanência não se justifica devido à fraca afluência de doentes. Curiosamente, nessas mesmas localidades nascem unidades de saúde privadas! A política tem um rumo bem definido: a substituição dos hospitais públicos por unidades de saúde privadas; e a substituição do Serviço Nacional de Saúde universal e gratuito por um sistema de acesso à saúde regulado por apólices de seguro.

Consultei a notícia referente a estas novas taxas em 16 órgãos de informação nacionais, e não deixa de ser curioso o que verifiquei: todos usam o termo “utente” e nenhum fala em “doentes”. Mas é exactamente por existirem doentes que o sistema de saúde que defendo se baseia na solidariedade. Todos contribuímos para o sistema de saúde para que o preço da saúde não seja imposto aos cidadãos doentes, porque todos necessitamos de aceder a cuidados de saúde e porque ninguém pode ficar de fora por falta de condições económicas.

A táctica de comunicação do Governo continua bastante eficaz, mesmo no tratamento desta medida em que vai ao bolso dos cidadãos no momento em que estão mais vulneráveis: na doença. O Ministro Correia de Campos está destinado a ser o único a assumir a autoria das medidas, quer-se portanto impopular. O Primeiro-Ministro José Sócrates parece não morar aqui, apesar de ser o responsável máximo por todas as políticas governativas. Por certo daqui a uns tempos assistiremos a um “exorcismo”: uma remodelação governamental onde os Ministros que sustiveram as políticas lesivas para o cidadão serão substituídos e, mediaticamente, levarão todo o mal consigo. O sorriso imaculado de José Sócrates permanecerá.


[Ler também: Saúde em Portugal: uma doença crónica]

Etiquetas: , ,

quinta-feira, abril 05, 2007

Insólitos Kiwi

Portanto, quer dizer que o Presidente da Junta de Canelas duvidou "das intenções" da operação, mas autorizou a afixação dos anúncios no próprio expositor da Junta por pensar que "não haveria problema"!

Portanto, quer dizer que os dois autarcas (que não o Presidente) apenas prestaram de forma benemérita os seus préstimos para fornecer informações e não estavam interessados nem envolvidos no negócio. Porém os seus nomes e número de telemóvel eram o único contacto para a compra dos terrenos!

Uma história a ler n'O Aveiro.

Etiquetas: , ,

Com portugueses não vamos lá



Ao lado do outdoor do PNR no Marquês de Pombal, em Lisboa, os Gato Fedorento colocaram o seu próprio cartaz. Uma piada mais cara que o habitual, segundo dizem.

Etiquetas: , ,

Piada de ocasião

O Governo concedeu tolerância de ponto esta tarde aos funcionários públicos. Há quem diga que este é o único tipo de ponte que o Engenheiro José Sócrates consegue fazer.

Etiquetas:

quarta-feira, abril 04, 2007

Se o Manuel Pinho o diz

Manuel Pinho: investimento da Portucel "é um dos mais importantes da última década"

O Estado Português atribuiu um incentivo de 175 milhões de euros à Portucel. Depois do investimento em causa (nova máquina de produção de papel em Setúbal), a Portucel será a sexta maior produtora de papel a nível mundial. [notícias: 1, 2, 3]

É por estas e por outras que eu me digo sempre favorável à iniciativa privada... Quais as contrapartidas que o Estado coloca para atribuir este incentivo? Porque não fica a Portucel vinculada a providenciar uma maior qualidade de vida às pessoas que habitam nas imediações das suas instalações? Um exemplo seria o investimento para suprimir os maus cheiros exalados que por cá exasperam a população de Cacia e arredores!

Etiquetas: , , ,

Melhor sorte para a côngrua

Etiquetas: ,

Memória selectiva

PS, PSD e CDS-PP chumbaram hoje um projecto de lei do PCP que previa atribuição de um subsídio de 190 euros a mães ou pais sem trabalho e sem qualquer tipo de prestação social [via: Arrastão]

Lembram-se da argumentação dos deputados defensores do Não no referendo que despenalizou a IVG? Pois, é que eles já não!

Etiquetas:

Mães de Bragança

A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CTGP-IN criticou hoje o Casino de Lisboa pela promoção do espectáculo «Crazy Horse» considerando a postura do Casino: «eticamente reprovável», «atentatória da dignidade das mulheres», e que promove «uma imagem publicitária onde, sugestivamente, se apela à utilização do corpo feminino como mero objecto de prazer mercantil».

E que sugere a CGTP? Não existindo coação, não tem o indivíduo o direito de usar o seu corpo como muito bem decide? Mas já que a CGTP se lembrou agora de pensar sobre o (não) direito ao corpo, o que nos diz sobre a defesa dos direitos laborais (e sociais) das profissionais do sexo em Portugal?

Etiquetas: , ,

terça-feira, abril 03, 2007

Sorri, estás a ser filmado

De acordo com o Evening Standard, na Grã-Bretanha existem 4,2 milhões de câmaras de vigilância de circuito fechado (CCTV), o que dá uma por cada 14 habitantes! Estima-se que um cidadão é, em média, captado por uma câmara 300 vezes por dia. [via: esquerda.net]

Por exemplo, no quarteirão onde vivei George Orwell, estão instaladas 32 câmaras CCTV que tudo vigiam e gravam 24 horas por dia.

Quem guarda os guardas?

Etiquetas: , ,

segunda-feira, abril 02, 2007

UA no Second Life

Confesso-me um total ignorante do Second Life, um jogo/realidade virtual de que já ouvi falar mas nunca experimentei. Várias empresas já abriram escritórios no Second Life e tudo se comercializa por lá, incluindo terrenos, serviços e produtos virtuais, movimentando um total de meio milhão de dólares por dia.

A Universidade de Aveiro tornou-se na primeira universidade portuguesa a entrar para o Second Life. Em termos de marketing ninguém bate a UA, o pior são os problemas crónicos de que as universidades portuguesas tem vindo a sofrer.

Etiquetas: , , ,