sábado, março 31, 2007

Se argumentar não delire

Isilda Pegado, em nome dos movimentos do não, na manifestação que hoje realizaram a pedir o veto presidencial à lei que despenaliza a IVG:

«Fomos um milhão e 500 mil portugueses que dissemos não a esta lei. Mas se a nós juntarmos mais um por nascer por cada voto nosso, teremos seguramente mais de três milhões de portugueses»

Etiquetas:

Análise (sort of)

Visivelmente, para o mui liberal Bruno Gonçalves, a realidade é um empecilho às suas análises.

Vai daí escreve que nesta iniciativa [ver cartaz à esquerda] se podem «aprender argumentos usados na URSS», não o preocupando o facto desta corrente política - assim como as outras que integram o Bloco - sempre se ter oposto à União Soviética e às suas práticas.

Mais, acrescenta que tem curiosidade em «compreender como ainda é possível discutir ideias mais que enterradas, para uma plateia em pleno século XXI». Desta vez não o preocupa que alguns destes temas nem sequer existissem antes deste século, como por exemplo: a genética; o trabalho precário; a Refundação Comunista no Governo Italiano; as negociações na Auto-Europa.

Mas não perca a esperança, continue a escrever por estereótipos que eventualmente um dia a realidade vergar-se-à às suas análises.

quinta-feira, março 29, 2007

Energia verde não licenciada ambientalmente

Por pouco Manuel Pinho não fez outro figurão: assentar a primeira pedra de uma obra que não podia ser iniciada por falta de licenciamento ambiental. Assim a honra coube ao seu Secretário de Estado, tendo contado com a solene participação do Presidente da Câmara de Ílhavo.

Oito meses volvidos, continua a faltar o licenciamento e a obra está adiantada. Para adocicar ainda mais o caso, a fábrica situa-se em terrenos do domínio público marítimo, da jurisdição do Porto de Aveiro, que foram cedidos à empresa mediante um contrato de concessão.

Continuamente esta fábrica de biodiesel fabricado a partir de soja proveniente do Brasil é retratado como energia amiga do ambiente. Nada mais falso, como recentemente
aqui expus. Aliás basta atentar aos números fornecidos pelo JN para comprovar o que então disse: apesar de ser uma produção nefasta para o ambiente, é bastante rentável em termos económicos. Investimento inicial: € 16 milhões. Facturação anual: € 70 milhões.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, março 28, 2007

Depois da tempestade, a bonança

Depois dos dias dedicados pela RTP ao Grande Português, hoje a RTP dedicou o dia a Fátima e ao Futebol.

Etiquetas: , , , ,

Grandes Portugueses

Salazar, o Ron Jeremy português

Etiquetas:

segunda-feira, março 26, 2007

Estar lá arrojado

Frívolo concurso merece análise disparatada e ficcionada

Notícia de última hora

Oliveira Salazar ganhou a sua primeira eleição democrática*! Álvaro Cunhal ficou em segundo lugar.

A vitória esmagadora de Oliveira Salazar para Grande Português já era esperada. Estima-se que a comunidade benfiquista se cifre em 6 milhões, o que terá levado à eleição de quem mais fez em prol do clube vermelho encarnado.

* - de quem entendeu tomar a iniciativa de efectuar chamadas telefónicas a 60 cêntimos mais IVA.

Etiquetas: , ,

Viaturas

Porque é que um carrinho é uma viatura pequena e uma carrinha é uma viatura grande?

Etiquetas:

sábado, março 24, 2007

EPIC 2014

EPIC 2014 é o filme flash de oito minutos feito no ano 2014 para o Museu da História dos Media. A ficção retrata a evolução da informação, a morte da imprensa editorial e o advento da Google Grid. A informação torna-se totalmente personalizada.

Não se trata de profecia, mas de análise. Não vou aqui descrever nem comentar o filme, fica o link para ver o EPIC 2014. No mesmo local encontram o EPIC 2015, uma versão com algumas actualizações.

EPIC 2014 é tudo aquilo que sempre quisemos. Ou será que não?

Etiquetas: , , ,

Como chegar a hotéis de luxo?

Porque é que os sites dos hotéis de luxo apenas contém indicações de "como chegar" para quem vai de carro ou táxi? Porque é que nunca há indicações para quem vai de transportes públicos como autocarro e comboio?

Crédito da dúvida: Zé

Etiquetas:

sexta-feira, março 23, 2007

Observações que não lembra a ninguém

A avaliar pela biografia dos deputados no site do Parlamento, vários desempenham simultâneamente cargos autárquicos [exemplos disso mesmo nos eleitos pelo círculo de Aveiro: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8]. De acordo com a biografia, Regina Bastos, apesar de já os ter exercido em Estarreja, de momento não exerce nenhum cargo autárquico.

Etiquetas:

quinta-feira, março 22, 2007

O público do Teatro Aveirense

«(...) os estudantes estão afastados do Teatro Aveirense (TA). Apesar da forte implantação da Universidade de Aveiro, apenas 13% dos inquiridos eram estudantes. Este resultado, segundo Maria da Luz Nolasco, directora geral do TA, “contrasta com o que, em geral, registam os dados conhecidos acercas dos públicos culturais, entre os quais os estudantes são uma presença habitual e muito significativa”.»

Sempre achei e continuo a achar que existe um forte divórcio entre a Universidade e a cidade. Não é de todo um assunto consensual, conheço quem partilha da minha visão e quem pensa exactamente o oposto.

Considero que apesar de existir uma grande comunidade de estudantes universitários a residir em Aveiro, não se relacionam com a cidade: tem os seus próprios espaços, horários e hábitos. Tanto a universidade como a cidade tem oferta cultural, mas os públicos são como água e azeite. A única zona da cidade que faz parte da universidade é a Praça do Peixe. Há que perceber as razões - eu tenho as minhas teorias - e implementar práticas de integração das duas comunidades, todos tem a ganhar.

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 21, 2007

Polónia grotesca

A Polónia governada pelos gémeos idênticos Lech e Jarosław Kaczyński, respectivamente Presidente e Primeiro-Ministro, anda-se a tornar num conto do fantástico grotesco.

Primeiro foi a proposta de lei, ainda em estudo, de criminalizar a prática de aborto mesmo em casos em que exista risco de vida para a mulher!

De seguida, a aprovação de uma lei que obriga jornalistas, professores, funcionários, directores de escola, e professores universitários nascidos antes de 1972 a revelarem se colaboraram com o antigo regime comunista polaco. Estes dados serão cruzados com os registos da antiga polícia política. Quem mentir ou recusar responder fica inibido de exercer a profissão durante 10 anos. São 700 mil pessoas que terão que responder o questionário do Instituto da Memória Nacional, que também tem a seu cargo outra missão: apagar da história as brigadas polacas que combateram ao lado dos Republicanos na Guerra Civil Espanhola, atribuindo o epíteto "traidor" e "criminoso" aos 2000 polacos que se envolveram nessa guerra.

Como se a coisa não pertence-se já a qualquer outra dimensão, foi agora aprovada a proibição da "promoção da homossexualidade e de qualquer outro desvio de natureza sexual nos estabelecimentos de ensino". O que quer isto dizer? Que todos os professores que admitam a sua homossexualidade serão despedidos!

Etiquetas: , ,

Pregar aos peixes

O famoso caso Freeport de Alcochete, construído em terrenos da Rede Natura começou a mostrar sinais de insustentabilidade económica com alguns encerramentos. A Freeport foi agora adquirida pela empresa liderada pelo antigo embaixador e agente da CIA em Portugal, Frank Carlucci. O que se seguirá? A visão lúcida no Estrago da Nação: A reformulação "que vai significar que parte ou a totalidade dos terrenos ocupados servirão para construção de habitação. E quando isso acontecer, ficar-se-á a saber quais os passos a seguir para retirar um sítio da Rede Natura para construção de habitação".

Tenho a sensação que andamos todos a pregar aos peixes! Por mais alertas que se dêem da destruição do ambiente às mãos da especulação imobiliária, nada acontece (ou será que tudo acontece?).

Esperem para ver em que se vão transformar os vários campos de golfe previstos para o distrito (incluindo um em Aveiro e outro em Ílhavo), no que será do Sportsforum em Ovar, e da Exponor em S. M. da Feira.

A Reserva Ecológica Nacional, a Rede Natura, a Reserva Agrícola Nacional, aparentemente apenas servem como reservas de terrenos baratos para construção e não como mecanismos de planeamento e ordenamento do território.

Etiquetas: , ,

terça-feira, março 20, 2007

Terror on War

segunda-feira, março 19, 2007

Leituras duvidosas

Nem sempre tenho avisado, mas hoje é mais um daqueles dias em que o Ecoblog do Esquerda.net apresenta conteúdo de qualidade duvidosa.

Aditamento: Deixei todo o site desconfigurado para Internet Explorer. Claro está que tiveram que me ligar a avisar, já que eu não meto os olhos nesse software. De facto a coisa estava feia, mas de fácil resolução. Contudo não posso deixar passar a oportunidade de aconselhar novamente o Mozilla Firefox por vários motivos: é Open Source; é um navegador superior ao Explorer, mais rápido e seguro e menos pesado; permite navegação por abas; e agora uma nova razão - ficam protegidos das minhas asneiradas em html.

domingo, março 18, 2007

Sabrina: o pimba meloso na Eurovisão

1 - Sabrina: Dança comigo (vem ser feliz); 2 - TribUrbana: Dá-me a Lua

Irremediavelmente cresci com a voz de Eládio Clímaco e o Festival RTP da Canção. A coisa culminava no Festival Eurovisão da Canção que era algo grandioso, com projecção tipo Jogos Olímpicos da canção! Agora, à distância de vários anos, não consigo deixar de rotular como kitsch esses momentos da televisão que avidamente consumia na infância.

Contudo, continuo a considerar o Festival Eurovisão da Canção um conceito genial, pese embora a forte pressão (i)mediática e industrial. A partilha e experimentação musical dos povos dos vários cantos da Europa, cantos esses cada vez mais cosmopolitas, é algo de incentivar.

Há muito que os artistas que melhores contributos poderiam fazer para a coisa, fogem a sete pés do concurso da RTP. Quem não fugiu do concurso deste ano foi um ex-D'ZRT. Descobri a vencedora do concurso nacional nas várias reflexões no
Renas & Veados sobre o tema. Sabrina de seu nome, marrafa de seu penteado, e que provou aquilo que eu já sabia: Emanuel é um génio. Emanuel conseguiu escrever uma letra e uma música que, mesmo como uma intérprete com má colocação de voz e sem presença em palco, conseguiu ganhar de forma avassaladora a votação exclusiva do público do Festival RTP da Canção.

Emanuel escreve música pimba, mas também escreve música melosa. Escreve música para ser acompanhada de farturas embebidas em óleo, mas também escreve música para ganhar esta provação do público no Festival RTP. Tudo com enorme mestria e consciência: Emanuel sabe o que faz e acima de tudo sabe o que o público quer.

Depois do merecido elogio ao Emanuel, a crítica. A música é igual a milhares de outras que existem em Portugal. Nada acrescenta à música portuguesa nem à Europeia. A letra néscia "Dança comigo que eu dou-te o céu que há em mim..." parece saída de um qualquer workshop da escola primária. Porém não posso dizer que a música não representa Portugal. Não só representa, como é igual aos muitas outra que são as mais bem sucedidas em termos de vendas. Estou bastante curioso para aferir sobre a votação que terá no Festival da Eurovisão e sobre a opinião da Europa sobre a nossa música. Será porventura a primeira música que enviamos para a Eurovisão que é assumidamente "pimba"em tom meloso. Não é serviço público enviar esta música para a Eurovisão, a RTP falhou novamente. Desejo que tenha uma votação miserável (não há cá nacionalismos bacocos).

Quanto às restantes músicas do Festival RTP - muito fraquinhas - devo confessar que na minha opinião apenas uma reunia condições para representar Portugal na Eurovisão. A música Dá-me a Lua dos Triburbana. Confesso que ainda não consegui perceber se gosto ou não desta música. Independentemente da minha opinião final, uma música que imprime esta dúvida é ideal para ser partilhada com a Europa.
Algo original fervilha, quer se goste ou não.

Etiquetas:

Para inglês ver (literalmente)

Qualificar a oferta? Não! Diversificar a oferta? Não!

Manter o enorme caos urbanístico numa região que apenas tem praia e cerveja para oferecer e gastar 3 milhões de euros no primeiro ano para acrescentar uma letra ao nome? Sucesso garantido - de acordo com Manuel Pinho!

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 16, 2007

Biocombustível: a mentira conveniente

[publicado no Diário de Aveiro, 16 de Março de 2006]


Durante esta semana o Presidente dos Estados Unidos visitou o Brasil, o Uruguai, a Colômbia, a Guatemala e o México. Com a crescente oposição da América Latina à política externa norte-americana seriam previsíveis declarações improváveis. Podemos ver um Bush de “linguagem revolucionária” como intitulou a Globo a prometer «implementar a “justiça social” para os latino-americanos pobres que lutam para sobreviver, marginalizados pela economia global». A hipocrisia de nada lhe valeu, foi recebido em todos os países com vigorosos protestos.

Contudo, o que me leva a escrever este artigo não é este discurso social-democrata de conveniência, nem tão pouco o facto do Presidente Lula ser escolhido como o primeiro aliado contra o avanço da esquerda na América Latina. O que não posso deixar passar em claro é a tentativa de deificação do acordo celebrado entre EUA e Brasil relativo à produção de bioetanol.

A reportagem televisiva que dava conta do acordo referiu taxativamente que esta aposta na produção de bioetanol iria agradar bastante aos ambientalistas. Nada mais falso! O biocombustível, apesar de ser propagandeado como uma energia limpa e de combate ao aquecimento global, tem graves consequências ambientais e sociais.

O biocombustível é produzido a partir de monoculturas intensivas de plantas (soja, milho, cana-de-açúcar, etc.) para o efeito. Também poderá ser produzido a partir de lixo, nomeadamente óleo alimentar usado, porém esse não é o caso do presente acordo nem tão pouco o caminho que tem sido seguido, por razões estritamente da economia de mercado.

O biocombustível não é isento de emissões de gases de estufa, já que todo o carbono que estas plantas acumulam é expelido para a atmosfera na forma de dióxido de carbono aquando da sua queima. Estamos portanto a inutilizar uma vasta porção de solo que caso contrário estaria a absorver e reter carbono da atmosfera. Aliás, áreas extensas de floresta – no caso Amazónia – são devastadas para o cultivo intensivo destas plantas, que ao final de alguns anos inutilizam o solo agravando o problema do aquecimento global.

Este tipo de biocombustível acarreta um saldo energético negativo, isto é, a sua produção requer mais energia do que a que se obtém. Na contabilidade da propaganda é sonegada a energia dispendida na produção dos pesticidas e fertilizantes (e os seus impactos no solo e água), da manutenção agrícola, da colheita, do transporte e da refinação. Para mais, cada litro de bioetanol produzido consome quatro litros de água, o que agrava aquele que é já um dos principais problemas ambientais do planeta, a escassez de água. A título de exemplo, na questão do transporte envolvido temos que a fábrica de biomassa prevista para o porto de Aveiro irá importar soja do Brasil.

O objectivo do acordo EUA – Brasil passa por transformar o bioetanol numa “commodity”, isto é, numa mercadoria de origem natural produzida em grandes quantidades e uniformizada pelos diferentes produtores e, a breve trecho, com valor determinado em bolsa de valores.

A implementação do mercado de biocombustíveis acarreta graves consequências sociais. A produção em grande escala destas plantas será realizada exclusivamente em países subdesenvolvidos. Aí, o seu solo, que actualmente produz alimentos para a subsistência da população desse país e do mundo, passaria a produzir combustível para o mundo desenvolvido. Com estas plantas e o uso do solo com uma forte oferta na área dos combustíveis, o seu preço e o dos animais que delas se alimentam sobe. O país subdesenvolvido afasta-se da sustentabilidade alimentar, acentuando-se os problemas de pobreza e fome, tudo para que os nossos automóveis circulem.

Portanto, o Presidente norte-americano que recusou assinar o protocolo de Quioto e reduzir as emissões de estufa do seu país, não se converteu à inevitabilidade do aquecimento global que tão laboriosamente tentou negar. George W. Bush está apenas a persistir na defesa do comércio livre (leia-se selvagem): esta é uma energia (leia-se mercadoria) com alto potencial económico, uma vez que nas contas da economia de mercado não entram os seus impactos ambientais e sociais, nem tão pouco a quantidade de água consumida.

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, março 15, 2007

Dúvidas metódicas

Porque é que toda a comida industrial com sabor a limão - como iogurtes, atingindo o expoente máximo no sunny delight - sabe a Super Pop Limão?

Porque é que eu nunca provei o detergente Super Pop Limão mas penso que conheço o seu sabor sempre que como a referida comida industrial?

Etiquetas:

quarta-feira, março 14, 2007

Nuclear Britain

Leiam o que escrevi dois textos abaixo em "Sinais". O mundo em choque com o símbolo nuclear nas novas notas bancárias do Irão e com o que isso indicia.

Mas o mundo divide-se em bons e maus, chama-lhe blocos civilizacionais. Felizmente nós somos os bons e a nós tudo nos é permitido sem qualquer desconfiança dos nossos pares, também eles bons nesta messiânica luta contra os maus.

Tony Blair quer aumentar o arsenal nuclear da Grã-Bretanha. Não proliferação, isso é para os outros. Tony Blair conta gastar 30 mil milhões de euros na coisa e conta também com a forte oposição de muitos dos seus deputados, tendo que se socorrer do voto do Partido Conservador.

Quantas coisas úteis pode um Governo fazer com 30 mil milhões de euros? Armamento nuclear será uma delas? O poder de dissuasão das armas nucleares tem algum poder contra a ameaça de que Tony Blair fala? O mundo bom admitiria o seu uso em determinadas circunstâncias?

Etiquetas: ,

Quinta da Boavista

No Diário de Aveiro de hoje [não consigo fazer o link directo] leio sobre o empreendimento turístico da Quinta da Boavista. Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Ílhavo, afirma «a par da Marina da Barra e da Vista Alegre, o “aldeamento turístico da Quinta da Boavista” é um relevante investimento de interesse turístico para o município».

Para quem não sabe o projecto da Marina da Barra - chumbado duas vezes pelo Ministério do Ambiente - é tão só um gigantesco empreendimento imobiliário em plena Ria de Aveiro a reboque de uma marina.

Ainda na mesma notícia leio que a autarquia adquiriu 42 mil metros quadrados de um terreno do exército para o empreendimento da Quinta da Boavista. Faço as contas e a coisa custou menos de € 6 por metro quadrado. Compreendo esta verba dado tratar-se de uma transferênci - a posse continua pública - já que solo para infraestruturas imobiliárias é absurdamente mais valioso. Contudo não compete à autarquia realizar especulação imobiliária nem desbaratar bens públicos. Resta-me conhecer - e a notícia não me dá essa informação - os pormenores desta parceria da autarquia com a empresa privada promotora do investimento.

Deste processo nascerá «um aldeamento turístico, com um campo de golfe, um hotel, um centro de actividades lúdicas e um complexo habitacional». A autarquia também pretende realizar «um conjunto de investimentos de interesse público, com um campo polidesportivo, um Centro de Dia, e um parque florestal».

Houvesse tanto empenho na acção social como nos empreendimentos turísticos de interesse público e a qualidade de vida dos munícipes seria consideravelmente melhor. Nas autarquias, promoção e desenvolvimento turístico continua a ter como sinónimo exclusivo construção civil.

Etiquetas: ,

terça-feira, março 13, 2007

Sinais

Imediatamente após ler que em Inglaterra a nova nota de 20 libras terá a imagem de Adam Smith eis que:

Uma nota com a imagem do símbolo nuclear entrou ontem em circulação no Irão, numa iniciativa que é vista como um sinal da determinação do país perante as pressões externas contra o enriquecimento de urânio. [Público de hoje]

Lost in translation

Eis as últimas visitas reencaminhadas pelo Google:

* videos de sexo badalhocos
Mais palavras para quê?

* bernardino soares é maricas
Eis alguém que usou o Google para pesquisar as suas mais sórdidas fantasias.

* sexo amador em via publica vídeo
Sexo amador? Nunca percebi bem o conceito! Na via pública? Antes, depois ou durante o atropelamento?

*restaurante onde servem a mesa nuas
Ora aí está um nicho de mercado pouco explorado! Restaurantes com as mesas nuas! Por certo ainda se encontram alguns que não usam toalhas nas mesas.

* como escreve "taier"
Ora aqui está uma dúvida recorrente. Também eu quando escrevi essa palavra por aqui fiquei com dúvidas. Aguardam-se esclarecimentos.

* gabriel alves – que é feito
Saiu da RTP em litígio, mas tem a vantagem de ter duas pernas.

* romantismo versus adolecencia
As duas coisas ao mesmo tempo é que nunca, certo.

* noites marcianas sexo
Sexo extraterrestre?

* gajas com tanga
Aí donzelas, mas vestidas!

Etiquetas:

sábado, março 10, 2007

Farmácias hospitalares

As farmácias hospitalares são o único local que pode vender medicamentos avulso (ou seja onde se pode comprar os 4 comprimidos realmente necessários e não a caixa de 50). Estas farmácias comercializam medicamentos a preços bastante mais baixos que as do mercado, chegando a preços 8 vezes menores!

Na quinta-feira, o Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento uma proposta para que estas farmácias pudessem vender medicamentos a doentes em ambulatório, nas consultas externas ou nas urgências do respectivo hospital. Ficava o doente a ganhar porque poupava. Ficava o estado a ganhar porque pouparia uma fortuna na comparticipação de medicamentos.

Toda a oposição (PCP, PSD, CDS-PP) votou favoravelmente a proposta do Bloco. O Partido Socialista votou contra, chumbando o projecto.

Etiquetas:

quinta-feira, março 08, 2007

A luta toda

A 8 de Março de 1857, as mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil fizeram um grande protesto em Nova Iorque contra o reduzido salário (1/3 do masculino) e a redução do horário de trabalho de 16h para 10h diárias. [ilustração de Barbara Kruger]

Alguns historiadores referem que este protesto acabou com um grande incêndio de uma fábrica onde as mulheres foram trancadas, morrendo 130. Outros negam esta versão, remetendo a confusão para um incêndio de uma fábrica em 1911 que - por falta de segurança no trabalho - vitimou 146 mulheres trabalhadoras. De qualquer das formas, o Dia da Mulher teve a sua génese na luta das mesmas pelos seus direitos laborais.

Em 1910, por proposta de Clara Zetnik - dirigente comunista alemã - a data desse protesto foi instituída pela Internacional Socialista como Dia Internacional da Mulher. Desde 1957 a celebração é assumida pela ONU.

Acredito que a celebração de um dia apenas como evocação do passado é um exercício inútil. Deverá ter como objectivo providenciar a perspectiva histórica necessária para reflectir sobre o presente e projectar as lutas e conquistas para o futuro. Porém, a nível institucional apenas se apresentou a luta pelos direitos da sexualidade - neste e nos últimos anos em especial a questão da violência doméstica [que em nada é periférica]. A outro nível, assistimos à sua transmutação em mais um dia de prendas, bastando estar atento às montras: flores e chocolates.

A questão dos direitos laborais da mulher parece ter caído em esquecimento dando a ideia de que tudo já foi conquistado e solucionado. Contudo, neste momento e no nosso país uma mulher ganha menos pelo mesmo trabalho que um homem, corre o risco de perder o emprego ao engravidar, vê os lugares de chefia continuam-lhe vedados, e persiste como única responsável pela dupla jornada de trabalho (sendo que o doméstico não é remunerado); ao mesmo tempo que o demprego da mulher é superior e crescente.

Que fique bem claro: não defendo a primazia da luta laboral sobre as outras, dedico o texto exclusivamente a esta questão apenas porque a vi esquecida. Considero o resultado no referendo uma tremenda conquista para a condição da mulher e que a discussão gerada na sociedade permitirá ir mais além. Importa travar todas as lutas de todos e todas. Não posso aceitar a sonegação de uma das lutas essenciais; a igualdade passa também pelos direitos laborais da mulher.

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 07, 2007

New Blogger

Bolas! Transmutei este espaço para a nova versão da blogger! À primeira vista constato que o tipo e o tamanho das letras foi todo alterado! Como se fosse coisa pouca, os caracteres portugueses da coluna dos links foram substituídos por estranhos símbolos. Cheira-me que isto me vai dar trabalho!

Mas nem tudo é negativo! Finalmente posso usar categorias nos textos.

segunda-feira, março 05, 2007

Case study: práticas partidárias

Leio nos jornais [1, 2, 3] que a filha do Presidente da Câmara Municipal de Soure, João Gouveia, foi contratada como "técnica superior estagiária - generalista", sendo que ficou em primeiro lugar no concurso público cujo presidente do júri era o Vice-Presidente da Câmara. Vinte e três dias depois o mesmo Vice-Presidente dispensou-a do estágio a que estava obrigada legalmente e conferiu-lhe o estatuto de trabalhadora definitiva. Pasme-se, a filha do Vice-Presidente também foi contratada pela CMS através de um concurso público em que ficou em primeiro lugar!

A história político-partidária de Soure é um bom caso para reflectir sobre a postura e a acção dos partidos.

Soure era tida como o concelho mais socialista da Europa, julgo que até haviam uns murais com esta inscrição. Era em toda a Europa o local onde o partido socialista ou equivalente tinha maior percentagem de votos. Ora, neste paraíso socialista o PSD ganhou a Câmara Municipal em 1993 mediante uma conjuntura especial. Por motivos que desconheço (era um imberbe na altura), o PS apresentou uma candidatura não contendo o presidente de então. O presidente de então que ficou sem o apoio do PS concorreu pelo PSN. O eleitorado socialista ficou dividido e João Gouveia ganhou as eleições.

Desde então João Gouveia governou os destinos do Concelho de Soure de uma forma no mínimo controversa e polémica e coleccionou sucessivas maiorias absolutas pelo PSD. Em todas as outras eleições o PS continuava a golear. Ao longo dos tempos, consolidou as suas maiorias absolutas, e quer a nível concelhio quer de freguesia, recrutou para as suas listas do PSD destacados elementos do PS. Um dos casos é o seu actual Vice-Presidente que referi em cima, que foi fundador da Juventude Socialista de Soure.

Tudo mudou em 2005 (ou tudo terá ficado igual em 2005?). Umas quaisquer elevadas estruturas do PS convidaram João Gouveia para encabeçar a lista desse partido à Câmara de Soure. Parem tudo! Tudo muda! A sua equipa do PSD concorreu pelo PS. Os Presidentes das 12 Freguesias (todas PSD) também alinharam pelo PS. Ora este exercício nem era muito difícil já que como disse, uma parte da sua equipa PSD foi recrutada do PS. Temos assim que o seu Vice-Presidente e muitos outros regressaram à casa.

O PS que sempre se insurgira contra a política e governação populista de João Gouveia apresentou-o como candidato à autarquia! O PSD que sempre teceu loas à governação de João Gouveia passou a fazer-lhe oposição!

As eleições de 2005 vieram e de facto João Gouveia ganhou concorrendo pelo PS, mas perdeu a maioria absoluta! O PCP conseguiu eleger uma vereadora. Muitos sourenses ficaram radiantes com a perda da maioria absoluta, muitos pensaram que ao fim de muitos anos algo finalmente mudaria! Muitas esperanças devem ter sido depositadas na vereadora do PCP.

Ora, a Vereadora do PCP aceitou pelouros e na prática constituiu uma coligação PS-PCP que permite ao Presidente João Gouveia e à sua equipa continuar a governar tranquilamente como bem quer. Esta aliás é prática corrente do PCP em várias autarquias, sempre que se vê nesta posição. Agora, a respeito do emprego das filhas supra citadas, a Vereadora do PCP diz que nada ter a ver com isso e rejeita as acusações da existência da tal coligação. Ao mesmo tempo, a única crítica que consegue dizer sobre essas contratações é que o PSD é incoerente nas suas críticas, já que quando João Gouveia era seu eleito nada disseram sobre contratações pouco claras na altura!

O PSD refuta essas críticas da mesma forma: o presidente da concelhia PSD diz que só o é após 2005. Acrescenta ainda que o PS nada pode criticar sobre as contratações antes de 2005 e a conduta do PSD nessa altura já que o Presidente e Vice-Presidente da concelhia do PSD eram exactamente aqueles que são hoje Presidente e Vice-Presidente da autarquia eleitos pelo PS!

Confusos? Podem sempre visitar Soure e deslumbrarem-se com a miríade de placas que ficam para a posteridade: "Inaugurado durante a Presidência do Dr. João Gouveia". Estas placas estão por todo o lado, até em rotundas! De tal forma que durante a campanha eleitoral a JSD (sim, os mesmos que meses antes apoiavam João Gouveia) foram simbolica e satíricamente colocar uma réplica destas placas no Castelo de Soure (estrutura do século X). Pela limitação de mandatos este é o seu último, pelo que aguardo para ver onde estará daqui a 3 anos.

domingo, março 04, 2007

Aveiro na primeira página

Aveiro é o destaque da capa do jornal online Portugal Diário. A notícia completa aqui. A «Amesterdão portuguesa»!? Como se Amesterdão fosse só as drogas! Como se Aveiro caminhasse para a nova Amesterdão! Enfim!

Contudo, parece que temos a iniciativa privada a desenvolver o turismo em Aveiro. E, pelo que leio e vejo nos media nacionais, em Marketing levaria nota máxima.

sábado, março 03, 2007

O fim da OPA

Acabou a OPA com a abstenção do accionista Estado. Os neo-liberais de circunstância clamaram para que o Estado deixasse funcionar o mercado. Claro está que para eles, o funcionamento do mercado só poderia ser no sentido da OPA avançar e de no seu entender o voto estatal dever ser favorável.

Ora, o que significaria a concretização da OPA? O despedimento de 4 mil trabalhadores qualificados da PT e uma imensa isenção fiscal [equivalente a € 500 por cada contribuinte que acabaríamos por ter que pagar]. Ora, o Estado com o direito de voto que as suas acções lhe conferem não se deveria ter oposto a este negócio?

Devo ainda dizer que este tipo de negócios é brilhante! X compra a empresa Y contraindo um empréstimo do banco Z. X fica com a empresa Y, a empresa Y fica com a dívida ao banco Z.

Depois temos um sindicato, o SINTTAV, saído de uma qualquer realidade Owerlliana. Então os dirigentes do SINTTAV recebem em apoteose Joe Berardo, detentor de uma riqueza especulativa em nada produtiva!?

Pior, os dirigentes do SINTTAV aplaudem euforicamente o Presidente da Administração da PT Henrique Granadeiro! Não duvido das boas intenções destes sindicalistas, mas será que não percebem que a recusa da OPA manteve os 4 mil postos de trabalho... mas que a contra-proposta da Administração da PT de distribuição de fartos dividendos pelos accionistas vai levar a que a PT não seja capaz de realizar investimentos nos próximos anos! E o que será dos postos de trabalho, das suas condições e da própria empresa quando, na área das telecomunicações, a tecnologia e os investimentos são essenciais?

Ainda a este propósito da distribuição de dividendos, não percebo como é possível uma Administração fazer uma contra-proposta aos accionistas com património que já é deles, os dividendos! E não sei como é possível a Administração saber os resultados da PT dos próximos anos para avançarem o valor dos dividendos a ser pagos! E por fim, como é possível uma Administração anunciar o pagamento de dividendos se - não sou especialista, mas julgo que - isso é apenas decidido em Assembleia-Geral de Accionistas!

De notar a excelente cobertura do Correio da Manhã! Gaba-se de ser o único jornal presente em toda a reunião de accionistas. Também se pode gabar de ser o único dizer que Belmiro perdeu por pouco [terão pensado que bastavam 50% dos votos ao contrário dos 66% que realmente eram necessários?]. Mas ainda assim consegue fazer a manchete que o Estado é que chumbou a OPA!

Em resumo, com esta OPA frustrada ganhou a SONAE que conseguiu paralisar a Administração da PT durante 13 meses. Perdeu a PT com a historia dos dividendos e da falta de investimento futuro. Perderam os trabalhadores que vêm o resultado do seu trabalho ser entregue aos accionistas sob a forma de dividendos, esvaziando a empresa.

sexta-feira, março 02, 2007

Petições online: Teatro Aveirense

Descobri através do Divas & Contrabaixos e do Dolo Eventual que está a decorrer uma petição online contra a privatização do Teatro Aveirense. Ora, este tipo de petições e a sua validade sempre me intrigou, porque nada impede que um engraçadinho meta os nomes que muito bem entender na dita.

Contudo o que me parece é que o movimento de cidadania devia antes de mais exigir que a CMA divulgue qual a estratégia para o Teatro Aveirense. Contabilizei 5 diferentes declarações de 5 responsáveis da CMA ou do Aveirense. Desde o privatiza-se ao não se privatiza passando por vários tons de cinzento. A mais credível foi a do próprio gabinete de imprensa da autarquia que afirmou não haver estratégia definida para o Aveirense.

A minha posição é completamente contrária à privatização do Teatro Aveirense pelos motivos que já expus por toda a parte. Contudo julgo que antes de mais deve ser exigido ao executivo que esclareça a sua política. É essa a exigência democrática e condição necessária para a participação e o envolvimento dos cidadãos e a sua não redução à misera condição de eleitor sazonal.

Considero de salutar todas as iniciativas da sociedade de combate à privatização do Aveirense, tal como esta petição online. É de importância fulcral a existência destas actividades partidárias abertas à sociedade. Não retira qualquer credibilidade ou consequência ao conteúdo e à petição, já que ninguém pode ver a sua cidadania posta em causa pela sua militância. O que apenas quero constatar é que - várias vezes e infelizmente - parece ser necessário um catalisador para a acção da sociedade civil.

O líder eucalipto

Diz-se - e em boa verdade - que o eucalipto seca tudo à sua volta.

Paulo Portas anunciou o seu regresso à liderança do CDS-PP, para no final, em mera nota de rodapé, dizer que o partido tem que aceitar a convocação de eleições e que tem que as vender.

São inúmeras as transmutações de Portas. Foi cronista anti-Cavaco no Independente. Por intermédio de Manuel Monteiro criou o PP como partido populista e anti-Europa. Não hesitou em descartar Monteiro e assumir como seu o Partido que havia criado, começando com o populismo exacerbado da crisálida "Paulinho das Feiras" para atingir a imagem de Paulo Portas "o Estadista". Até que finalmente chegou ao poder e foi ministro [até do Mar para sua surpresa]. Não se coibiu de entrar na guerra do Iraque assim como de enviar um navio de guerra bloquear o "barco do aborto". Algures no tempo a sua posição sobre o aborto também passou do sim para o não.

Findo o ciclo de poder, viu-se na contingência de fazer uma longa travessia no deserto. Nesse período ainda teve tempo para ser condecorado no Pentágono por Rumsfeld certamente pelos grandes serviços prestados à Pátria.

Num épico discurso na noite das eleições demitia-se da liderança do CDS-PP. Atribuo o apanágio de "épico" pois me recordo de, nessa transmissão televisiva [alguém arranja o vídeo?], ver um jovem popular chorar desalmadamente ao escutar tão tristes palavras. Imagine-se agora o regozijo desse jovem. Com a demissão, um dos seus apoiantes candidatou-se para tomar conta da casa enquanto Portas se resguardava. Contudo essa foi a única parte do plano que visivelmente falhou. Contrariamente a todas as expectativas Ribeiro e Castro ganhou. Os próprios acólitos de Portas trataram de tornar o partido ingovernável e de tornar ineficiente a oposição realizada por Ribeiro e Castro.

Ninguém terá dúvidas que Portas ganhará a liderança. Mas não subsistem dúvidas exactamente porque em todos os momentos foi conseguído implementar a ideia que Portas fosse o salvador e que não houvesse partido para além da sua pessoa. Depois de mim o deserto.

Não perca as cenas do próximo episódio porque nós também não. Qual a nova metamorfose? Democrata-cristão, liberal, conservador, populista, europeísta, anti-europeísta, o que será desta vez? Há já notícias que falam num novo partido com novo nome, novo símbolo e novo programa.

Ler também:
Um homem sem lealdades, no Arrastão
Vai-vem, no Dolo Eventual


quinta-feira, março 01, 2007

Os grandes enigmas da Humanidade

A Humanidade sempre teve um grande enigma para mim: a massa folhada!
Quando confrontado com a massa folhada dou inevitavelmente por mim a tentar desvendar o segredo desta massa. Mas a coisa tende a tornar-se patológica! Quando contemplo um espécime vêem-me à cabeça as mais incríveis e imbecis teorias. A ignorância tem esse poder, que no meu caso é potenciado ao me deliciar com o um mil folhas.

Sem o espartilho da realidade e do conhecimento a mente fica livre para vaguear por onde muito bem entende. No meu caso, e prisioneiro ainda da minha formação, não evitei de por - breves instantes - recorrer aos princípios de cristalização de minerais. Mas de pronto o consciente me devolveu à realidade.

Telex alfinete de peito

Estava a custar romper o silêncio! A foto aqui de baixo dava uma bela página de entrada, preferível aos meus pérfidos textos.

A avaliar pelo telex da Lusa a filha do Presidente de Angola tem muito jeito para os negócios! Uma prosa inaudita a narrar as vicissitudes da vida de Isabel dos Santos em Angola.